Equipe do Consórcio PCJ apresenta trabalhos no XXV Encob – Natal 2023

Evento reúne representantes de todos os comitês de bacias do Brasil

A cidade de Natal (RN) recebe nessa semana, entre os dias 21 e 25 de agosto, o XXV ENCOB – Encontro Nacional dos Comitês de Bacias, considerado o maior evento de gestão de recursos hídricos do Brasil. O Consórcio PCJ está expondo trabalhos técnicos sobre a Casa+Sustentável e os resultados do Projeto Olhos da Serra, em desenvolvimento na Serra do Japi, na região de Jundiaí (SP). Representando a entidade estão a gerente técnica, Andréa Borges, o assistente de projetos, Eduardo Paniguel e a encarregada administrativa Dalila Alencar.

Na tarde da última terça-feira (22), houve a apresentação do Presidente dos Comitês PCJ e prefeito de Piracicaba (SP), Luciano Almeida, que abordou sobre a situação da gestão de recursos hídricos nas Bacias PCJ e a atuação integrada dos Comitês PCJ e do Consórcio PCJ, com resultados para toda a região, o que gera confiança da sociedade no trabalho que vem sendo executado.

Almeida, que também é o vice-presidente do Programa Ampliação das Disponibilidades Hídricas no Consórcio PCJ, pontuou sobre a disponibilidade hídrica na bacia e destacou sobre a importância da construção das Barragens em Amparo e Pedreira e da regionalização do saneamento.

Na tarde dessa quarta-feira (23), foi a vez da gerente técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges, participar da Roda de Diálogo, “Resiliência e adaptação a eventos críticos”. Em sua exposição, ela comentou sobre os impactos das mudanças climáticas à gestão da água nas Bacias PCJ e destacou sobre a participação ativa da sociedade em entes do sistema de gerenciamento para auxiliar na busca de soluções para os desafios que as crises do clima podem gerar.

 

O ENCOB é um importante evento dedicado à discussão e à promoção da gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos do país. Ele reúne representantes de comitês de bacias hidrográficas, órgãos governamentais, organizações não governamentais, instituições de pesquisa, empresas e demais atores envolvidos na gestão dos recursos hídricos. Na edição desse ano, o tema central dos debates é “Águas do Brasil: Governança, Adaptação e Desenvolvimento”.

O Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Limeira (SP), Mario Botion, destaca a relevância do evento para a gestão da água nacional. “O encontro dos Comitês de Bacias de todo o Brasil é o principal momento do ano para técnicos e gestores de recursos hídricos trocarem experiências e informações que possibilitem o aprimoramento do gerenciamento da água no nosso país. O Consórcio PCJ participa todos os anos, inclusive com a exposição de trabalhos técnicos, prestigiando o evento e apresentando suas experiências na área”.

Sobre o Consórcio PCJ

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) é uma associação de usuários de água, de direito privado e sem fins lucrativos, integrada por 41 municípios e 23 grandes empresas. A entidade possui independência técnica e financeira para a realização de atividades de recuperação e preservação dos mananciais das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, as Bacias PCJ (UGRHI 5).

Segundo o presidente da entidade e prefeito de Limeira (SP), Mario Botion, “nossa visão é a de contribuir para uma sociedade mais justa, economicamente viável e sustentável, que respeite a água em todos os seus usos e potenciais, em atenção às mudanças climáticas. Desta forma, nossa missão é a de integrar todos os setores da sociedade em prol da gestão eficiente da água, do saneamento e do meio ambiente”.

O Consórcio PCJ é referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos, membro de importantes instituições ligadas à área, como o Conselho Mundial da Água, as Redes Internacional, Latina e Brasileira de Organismos de Bacias (RIOB, RELOB e REBOB), além de ser o único representante das Bacias PCJ no Conselho Nacional de Recursos Hídricos.

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo