Equipe de Meio Ambiente da CPFL Renováveis visita a Casa+Sustentável

Construção possui 10 atrações de sensibilização sobre consumo consciente de energia elétrica e água

A Casa+Sustentável recebeu a visita na tarde da última quarta-feira, dia 29, da equipe de Meio Ambiente da CPFL Renováveis para conhecer as 10 atrações presentes na construção que abordam consumo consciente de energia elétrica e água, além de promover a sensibilização sobre um mundo mais sustentável.

A Casa fica localizada na sede do Consórcio PCJ, em Americana (SP), e foi totalmente reformada e restruturada a sua proposta pedagógica no ano de 2021. O local recebe visitas de grupos escolares por agendamento no site www.agua.org.br/casamaissustentavel. Para as prefeituras e empresas associadas ao Consórcio PCJ o agendamento deve ser feito pelo e-mail ambiental@agua.org.br. No primeiro e terceiro sábado de cada mês, a Casa fica aberta ao público geral, das 9h às 12h, sem a necessidade de agendamento.

SOBRE A CASA+SUSTENTÁVEL

Inaugurada em 2009, a Casa Modelo, que fica situada dentro da sede do Consórcio PCJ, em Americana (SP), foi construída com a intenção de apresentar novas formas de construção mais sustentáveis. Depois, no ano de 2011, em sua primeira remodelação, o local trouxe para os debates o tema da decoração sustentável, com a realização da Casa Modelo EcoDecor. Em 2021, o projeto deu um novo salto evolutivo com uma parceria inédita com a ANEEL e a CPFL Energia, que permitiu investimentos superiores a R$3 milhões na modernização da estrutura, na elaboração de novo projeto pedagógico e novas atrações aos visitantes do espaço, que agora passa a se chamar Casa + Sustentável.

O espaço conta com 10 atrações que vão além de demonstrações de construção e decoração sustentável. Agora, os visitantes fazem um mergulho dentro da história do uso de energia elétrica eficiente e o consumo racional de água, abordando ainda os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

SOBRE O CONSÓRCIO PCJ

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) é uma associação de usuários de água, de direito privado e sem fins lucrativos, integrada por 41 municípios e 23 grandes empresas. A entidade possui independência técnica e financeira para a realização de atividades de recuperação e preservação dos mananciais das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, as Bacias PCJ (UGRHI 5).

Segundo o presidente da entidade e prefeito de Limeira (SP), Mario Botion, “nossa visão é a de contribuir para uma sociedade mais justa, economicamente viável e sustentável, que respeite a água em todos os seus usos e potenciais, em atenção às mudanças climáticas. Desta forma, nossa missão é a de integrar todos os setores da sociedade em prol da gestão eficiente da água, do saneamento e do meio ambiente”.

O Consórcio PCJ é referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos, membro de importantes instituições ligadas à área, como o Conselho Mundial da Água, as Redes Internacional, Latina e Brasileira de Organismos de Bacias (RIOB, RELOB e REBOB), além de ser o único representante das Bacias PCJ no Conselho Nacional de Recursos Hídricos.

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo