Encontro do Grupo das Empresas do Consórcio PCJ aborda inovações e desafios da água de reuso

Evento online contou com apresentações do Instituto Água de Reuso e da empresa ArcelorMittal

O Consórcio PCJ realizou na manhã desta segunda-feira, 28, o 2º Encontro do Grupo das Empresas Associadas no ano de 2025, via Google Meet. Desta vez, o evento teve como tema os potenciais da água de reuso para o setor industrial e contou com apresentações da ArcelorMittal e do Instituto Água de Reuso.

Andréa Borges, gerente técnica do Consórcio, abriu o encontro atentando para o cronograma da 9ª edição do Prêmio Ação pela Água, promovido pelo Consórcio PCJ. Ela destacou que as inscrições estão abertas até o dia 29 de agosto, e apresentou as diferentes categorias do prêmio.

Nas apresentações técnicas, Ana Silvia Santos, fundadora e presidente do Instituto Reuso de Água – organização da qual o Consórcio PCJ é membro – apresentou os desafios, inovações e a importância do reuso de água nas indústrias.

Além disso, Ana abordou também projetos do Instituto e um Panorama Regulatório de Reuso de Água que foi desenvolvido com o objetivo de traçar um entendimento mais profundo relacionado à evolução da regulamentação nacional sobre o tema e propõe possíveis avanços de institucionalização da prática no país a partir da estruturação do quadro regulatório. Este panorama está em formato de e-book. Para acessar clique aqui: E-book: Panorama Regulatório Reúso Água. “A indústria é dependente do acesso à água, por isso a gestão eficiente da água busca minimizar desperdícios e maximizar o uso”, finalizou Ana.

Logo após, Thaís Campos, analista de Meio Ambiente da ArcelorMittal, apresentou dados da empresa associada ao Consórcio PCJ, em âmbito internacional e nacional e destacou o pioneirismo da empresa sendo a primeira com e-commerce, bem como a primeira planta de dessalinização da América Latina e a primeira siderúrgica integrada da América Latina.

Segundo Thaís, a ArcelorMittal também produziu um estudo de previsibilidade hídrica pensando no futuro nas Bacias PCJ. Thaís também evidenciou algumas curiosidades sobre a governança hídrica e o plano diretor de águas da empresa.

Por fim, ela afirmou que, “a produção de aço tem significativo impacto social e econômico, por isso atender às obrigações locais e legais é o mínimo para satisfazer às demandas dos clientes e do mundo”.

Ao fim do encontro, os participantes puderam sanar dúvidas e interagir com os palestrantes. O evento está disponível na íntegra no canal do Consórcio PCJ pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=OqOoOjHEYVc&t=5419s. O próximo encontro está previsto para setembro na Petrobras/Replan. Mais informações serão divulgadas em breve.

Sobre o Grupo das Empresas Associadas ao Consórcio PCJ

O Grupo das Empresas Associadas é formado por grandes corporações nacionais e internacionais e tem forte representatividade junto à diretoria do Consórcio PCJ. A utilização de água das empresas associadas representa 80% do total do uso industrial das Bacias PCJ, garantindo grande respeitabilidade ao grupo.

O encontro do Grupo das Empresas tem como objetivo promover o diálogo e ampliar o debate sobre os desafios enfrentados pelas organizações em questões ambientais, com foco na gestão de recursos hídricos. Cada encontro é realizado em uma empresa anfitriã e tem como objetivo estimular a troca de experiências e o desenvolvimento de soluções conjuntas para desafios relacionados à sustentabilidade, aos recursos hídricos e ao meio ambiente.

A participação do setor empresarial no Consórcio PCJ teve início em 1996 e, desde então, o grupo realiza encontros técnicos e desenvolve atividades voltadas para temas estratégicos, como gestão de recursos hídricos, saneamento, reflorestamento, resíduos sólidos, educação ambiental, entre outros.

Atualmente, integram o Grupo das Empresas Associadas as seguintes corporações: Agrícola Monte Carmelo, AEGEA Mirante, Ajinomoto, Ambev, ArcelorMittal, BRK Ambiental, CPFL Renováveis, Coca-Cola FEMSA Brasil, Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ), CPIC Fiberglass, DAE Jundiaí, Ester Agroindustrial, Evonik, Fareva (Louveira e Itupeva), Klabin, Orizon, Petrobras/REPLAN, Pirelli, Raízen – Usina Costa Pinto, Rhodia Solvay Group, Sabesp, Sanasa, Unilever e Ypê – Química Amparo.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

9 de outubro de 2025

Evento vai exibir minidocumentário a partir das produções audiovisuais realizadas pela entidade nessas mais de três décadas de história. Finalistas do Prêmio vão receber o…

9 de outubro de 2025

Com o tema “Proteção aos Mananciais e Recarga Hídrica”, os participantes conheceram de perto as ações da planta da Replan, em Paulínia (SP), e conceito…

6 de outubro de 2025

Construção contará com espaços de lazer sustentáveis na Represa do Marcelo Pedroni, ponto turístico da cidade O município de Sumaré, associado ao Consórcio PCJ, ganhará…

Pular para o conteúdo