Sala de
IMPRENSA

Página Inicial » Notícias

Empresas do setor de saneamento discutem como ampliar investimentos e alcançar a universalização do serviço em webinar do Consórcio PCJ

14 maio 2020



Área ganhou ainda mais importância com a intensificação de medidas de higiene impostas pela Covid-19

Que o saneamento básico é importante para o desenvolvimento social e econômico de um país, isso não é mais mistério para ninguém. Estudos de diversas instituições internacionais atentam para esse tema, um deles é o sugerido pela Organização Mundial da Saúde que atenta que para cada dólar investido em saneamento resulta 4,3 dólares de economia em ações de saúde pública. A pandemia do coronavírus agregou um detalhe ainda maior nessa importância, com a necessidade de medidas mais intensas de higiene. Diante desse cenário, o Consórcio PCJ promove nessa sexta-feira, dia 15 de maio, às 14h, o webinar “Universalização do Saneamento e o Papel da Iniciativa Privada”, com as apresentações de Teresa Vernaglia, CEO da BRK Ambiental; Jacy Prado, Presidente Regional da AEGEA Mirante de Piracicaba; e Carlos Rosito, Vice-presidente Nacional da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). A moderação do encontro ficará a cargo de Fernando Mangabeira, conselheiro do Consórcio PCJ e Diretor de Concessão da BRK Ambiental.

Os interessados em participar do encontro online devem fazer sua inscrição pelo link https://forms.gle/xRH7D8K9bwvVWfaAA. Os inscritos receberão no e-mail cadastrado durante o processo de inscrição o link de acesso da sala virtual, que será aberta com 10 minutos de antecedência da hora agendada para o webinar. Recomendamos que todos os participantes ao entrarem coloquem suas câmeras e microfones mudos para não atrapalhar a exposição dos palestrantes e nem prejudicar a qualidade de streaming da transmissão do webinar.

Segundo o portal de notícias Infomoney, o setor privado de saneamento atende 6% dos municípios brasileiros e 9% da população nacional. O setor responde por 20% dos investimentos em saneamento, tendo como base os dados da plataforma SNIS entre os anos de 2013 e 2017. Apesar do maior volume de investimentos, a tarifa média é praticamente a mesma, sendo apenas 3% maior no setor privado, de acordo com a ABCON – Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto.

No webinar dessa sexta-feira, os palestrantes abordarão como ampliar esses investimentos num cenário de crise sanitária somado a eminente probabilidade da mais grave crise econômica mundial, ao mesmo tempo em que debaterão a possibilidade de aumentar a participação nos municípios e parcerias público privadas.

Conheça mais sobre nossos convidados:

Teresa Vernaglia especializou-se em implantação e gestão de empresas de infraestrutura com larga escala e complexidade. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba com MBA em Gestão de Negócios pelo Instituto Técnico de Aeronáutica/ESPM. Vem atuando por 30 anos nos setores de redes de telecomunicações públicas, em redes de distribuição de energia elétrica e mais recentemente em saneamento (redes de água e esgoto) e água de reuso para indústria. Assumiu em maio de 2017 a presidência da BRK Ambiental, empresa líder do setor privado de saneamento, trabalhando para transformar a vida dos brasileiros através da ampliação do acesso aos serviços de água e esgoto no país. A BRK impacta diretamente 15 milhões de pessoas em 12 estados e visa ampliar sua atuação para todo o território nacional.

Jacy Prado Barbosa é economista com MBA Executivo, trabalhou em banco de investimento com experiência em estruturação de PPPs, financiamentos e transações societárias. Com sólida experiência financeira e operacional em consultorias, concessões e PPPs de infraestrutura (saneamento, iluminação pública, energia, transmissão, rodovias, mobilidade urbana, aeroportos, ferrovias, saúde), criou relacionamento e conhecimento do setor privado, órgãos governamentais, bancos públicos (BNDES, CEF e outros) e privados, instituições multilaterais, escritórios de advocacia, fundos de private equity e pensão. Foi responsável pela captação de mais de R$ 7 bilhões em financiamentos estruturados via dívida ou equity, para projetos com mais de R$15 bilhões em investimentos, tendo vivência e participação relacionados a Fusões & Aquisições e reestruturação de dívida. Ingressou na Aegea em 2018, na área Institucional e Financeira e, antes disso, foi responsável pela estruturação de mais de 60 projetos de infraestrutura com consultoria própria, sendo a maior parte em saneamento.

Carlos Alberto Rosito é engenheiro civil pela UFRGS, vice-presidente nacional da ABES, conselheiro sênior da GO Associados e da São Bernardo Previdência Privada. Integra ainda: Conselho de Competitividade da ABIMAQ; Conselho Diretor da ABES e Conselho Consultivo da ASFAMAS.

Fernando Ariani Mangabeira Albernaz é engenheiro formado pela Faculdade de Engenharia Civil e Industrial de Itatiba, com pós graduação em Gestão Estratégia de Empresas pela Faculdade de Economia da UNICAMP e MBA Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Já atuou em grandes corporações privadas como 3M Company Brasil, B F Goodrich Brasil, DPASCHOAL, RODMAX e Viação Bonavita. No setor de saneamento atuou por 11 anos na antiga Águas de Limeira, que se tornou Odebrecht Ambiental e atualmente é uma empresa do grupo Brooksfield, a BRK Ambiental. De 2016 até agosto de 2019 esteve trabalhando na PPP de Pernambuco como Diretor- Presidente, considerada a maior PPP na área de saneamento na America Latina. A partir de setembro de 2019 assumiu a Diretoria das Concessionárias do Interior de São Paulo – Limeira, Sumaré, Porto Ferreira e Santa Gertrudes e Capivari. Desde novembro do mesmo ano, acumula as diretorias de Mairinque e Rio Claro. A partir de janeiro de 2020 fica estruturada a Regional São Paulo, passando a acumular também a diretoria da Concessão de Mauá. Atualmente, Mangabeira é conselheiro do Consórcio PCJ pelo grupo das Empresas associadas à Entidade e já presidiu o conselho de transição (quando na vacância dos prefeitos na presidência do Consórcio por motivos eleitorais, um membro do grupo das empresas assume) por duas ocasiões.


VOLTAR



Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
Av. São Jerônimo, 3100 - Americana, São Paulo, 13470-310 Brasil
19 3475-9400
PCJ
©Consórcio PCJ 2018 | Todos os direitos reservados
Criação
Manutenção Bk360 Agência Publicidade Propaganda Digital
1
×
Olá, podemos ajudar?