Empresas do setor de saneamento discutem como ampliar investimentos e alcançar a universalização do serviço em webinar do Consórcio PCJ

Área ganhou ainda mais importância com a intensificação de medidas de higiene impostas pela Covid-19

Que o saneamento básico é importante para o desenvolvimento social e econômico de um país, isso não é mais mistério para ninguém. Estudos de diversas instituições internacionais atentam para esse tema, um deles é o sugerido pela Organização Mundial da Saúde que atenta que para cada dólar investido em saneamento resulta 4,3 dólares de economia em ações de saúde pública. A pandemia do coronavírus agregou um detalhe ainda maior nessa importância, com a necessidade de medidas mais intensas de higiene. Diante desse cenário, o Consórcio PCJ promove nessa sexta-feira, dia 15 de maio, às 14h, o webinar “Universalização do Saneamento e o Papel da Iniciativa Privada”, com as apresentações de Teresa Vernaglia, CEO da BRK Ambiental; Jacy Prado, Presidente Regional da AEGEA Mirante de Piracicaba; e Carlos Rosito, Vice-presidente Nacional da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). A moderação do encontro ficará a cargo de Fernando Mangabeira, conselheiro do Consórcio PCJ e Diretor de Concessão da BRK Ambiental.

Os interessados em participar do encontro online devem fazer sua inscrição pelo link https://forms.gle/xRH7D8K9bwvVWfaAA. Os inscritos receberão no e-mail cadastrado durante o processo de inscrição o link de acesso da sala virtual, que será aberta com 10 minutos de antecedência da hora agendada para o webinar. Recomendamos que todos os participantes ao entrarem coloquem suas câmeras e microfones mudos para não atrapalhar a exposição dos palestrantes e nem prejudicar a qualidade de streaming da transmissão do webinar.

Segundo o portal de notícias Infomoney, o setor privado de saneamento atende 6% dos municípios brasileiros e 9% da população nacional. O setor responde por 20% dos investimentos em saneamento, tendo como base os dados da plataforma SNIS entre os anos de 2013 e 2017. Apesar do maior volume de investimentos, a tarifa média é praticamente a mesma, sendo apenas 3% maior no setor privado, de acordo com a ABCON – Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto.

No webinar dessa sexta-feira, os palestrantes abordarão como ampliar esses investimentos num cenário de crise sanitária somado a eminente probabilidade da mais grave crise econômica mundial, ao mesmo tempo em que debaterão a possibilidade de aumentar a participação nos municípios e parcerias público privadas.

Conheça mais sobre nossos convidados:

Teresa Vernaglia especializou-se em implantação e gestão de empresas de infraestrutura com larga escala e complexidade. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba com MBA em Gestão de Negócios pelo Instituto Técnico de Aeronáutica/ESPM. Vem atuando por 30 anos nos setores de redes de telecomunicações públicas, em redes de distribuição de energia elétrica e mais recentemente em saneamento (redes de água e esgoto) e água de reuso para indústria. Assumiu em maio de 2017 a presidência da BRK Ambiental, empresa líder do setor privado de saneamento, trabalhando para transformar a vida dos brasileiros através da ampliação do acesso aos serviços de água e esgoto no país. A BRK impacta diretamente 15 milhões de pessoas em 12 estados e visa ampliar sua atuação para todo o território nacional.

Jacy Prado Barbosa é economista com MBA Executivo, trabalhou em banco de investimento com experiência em estruturação de PPPs, financiamentos e transações societárias. Com sólida experiência financeira e operacional em consultorias, concessões e PPPs de infraestrutura (saneamento, iluminação pública, energia, transmissão, rodovias, mobilidade urbana, aeroportos, ferrovias, saúde), criou relacionamento e conhecimento do setor privado, órgãos governamentais, bancos públicos (BNDES, CEF e outros) e privados, instituições multilaterais, escritórios de advocacia, fundos de private equity e pensão. Foi responsável pela captação de mais de R$ 7 bilhões em financiamentos estruturados via dívida ou equity, para projetos com mais de R$15 bilhões em investimentos, tendo vivência e participação relacionados a Fusões & Aquisições e reestruturação de dívida. Ingressou na Aegea em 2018, na área Institucional e Financeira e, antes disso, foi responsável pela estruturação de mais de 60 projetos de infraestrutura com consultoria própria, sendo a maior parte em saneamento.

Carlos Alberto Rosito é engenheiro civil pela UFRGS, vice-presidente nacional da ABES, conselheiro sênior da GO Associados e da São Bernardo Previdência Privada. Integra ainda: Conselho de Competitividade da ABIMAQ; Conselho Diretor da ABES e Conselho Consultivo da ASFAMAS.

Fernando Ariani Mangabeira Albernaz é engenheiro formado pela Faculdade de Engenharia Civil e Industrial de Itatiba, com pós graduação em Gestão Estratégia de Empresas pela Faculdade de Economia da UNICAMP e MBA Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Já atuou em grandes corporações privadas como 3M Company Brasil, B F Goodrich Brasil, DPASCHOAL, RODMAX e Viação Bonavita. No setor de saneamento atuou por 11 anos na antiga Águas de Limeira, que se tornou Odebrecht Ambiental e atualmente é uma empresa do grupo Brooksfield, a BRK Ambiental. De 2016 até agosto de 2019 esteve trabalhando na PPP de Pernambuco como Diretor- Presidente, considerada a maior PPP na área de saneamento na America Latina. A partir de setembro de 2019 assumiu a Diretoria das Concessionárias do Interior de São Paulo – Limeira, Sumaré, Porto Ferreira e Santa Gertrudes e Capivari. Desde novembro do mesmo ano, acumula as diretorias de Mairinque e Rio Claro. A partir de janeiro de 2020 fica estruturada a Regional São Paulo, passando a acumular também a diretoria da Concessão de Mauá. Atualmente, Mangabeira é conselheiro do Consórcio PCJ pelo grupo das Empresas associadas à Entidade e já presidiu o conselho de transição (quando na vacância dos prefeitos na presidência do Consórcio por motivos eleitorais, um membro do grupo das empresas assume) por duas ocasiões.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo