Empresas Associadas ao Consórcio PCJ se unem para exploração de Água de Reuso

Sanasa e AEGEA firmam parceria para fornecerem água de reuso para fins industriais na Região Metropolitana de Campinas

No último dia seis de setembro, no gabinete do prefeito de Campinas (SP), Dário Saad, a Sanasa e a AEGEA Saneamento assinaram memorando de entendimento para a concretização de uma parceria para que as duas empresas juntas explorem o mercado de água de reúso para fins industriais na Região Metropolitana de Campinas. A Sanasa e a AEGEA, através da subsidiária Mirante, em Piracicaba (SP), somam-se às 23 empresas associadas ao Consórcio PCJ.

O mercado de água de reúso, a partir do tratamento de esgoto, está dando os primeiros passos para sua efetivação. “É uma alternativa importante em termos ambientais e de segurança hídrica”, destaca o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Junior, pois em vez de “tirar água dos rios para uso como resfriamento de caldeiras, por exemplo, as empresas poderão se valer da água de reúso com 99% de pureza proveniente dos esgotos tratados, contribuindo para a vitalidade dos rios que abastecem a bacia do PCJ e privilegiando a pouca água existente na região para o consumo humano”.

A região de Campinas sofre com a escassez hídrica. Assim, quanto mais efetiva for a vitalidade dos rios, menor será o risco de desabastecimento de água para consumo humano. “A adoção de água de reúso para uso industrial poupa a água para consumo humano, o que ajuda a sustentar o crescimento socioeconômico de toda nossa região”, enfatiza o prefeito de Campinas, Dário Saadi. “Esse memorando de entendimentos para estudos conjuntos entre a Sanasa e a AEGEA é mais um passo no fortalecimento da Sanasa no mercado nacional, propiciado pelo Novo Marco Legal do Saneamento”, afirmou o prefeito.

“Iniciamos com esse Memorando de Entendimentos uma oportunidade de parceria com uma empresa de primeiro nível como a Sanasa em um tema que é relevante para todos, que é de aproveitar a água de reúso, ainda mais proveniente de um sistema de tratamento terciário, que proporciona uma água de reúso de excelente qualidade para o setor industrial, especialmente com a crise hídrica cada dia mais presente”, destacou o vice-presidente de Relações Institucionais da AEGEA, Rogério Tavares, reforçando a importância para Campinas e região dessa possibilidade estratégica.

Para Rafael Rossi, diretor de Projetos Industriais da AEGEA, “a parceria em um projeto que visa garantir crescimento econômico com sustentabilidade, mantendo a segurança hídrica de toda a região, sinaliza a importância desses estudos, para a região de Campinas”. Pelo Memorando, as duas empresas terão um ano de prazo para completar os estudos iniciais e a análise de viabilidade técnica e financeira do projeto.

A Sanasa atende uma população de 1.223.237 habitantes, e apresenta índices invejáveis de saneamento, com 99,81% de abastecimento com água tratada, 96,42% de coleta de esgoto, 95% de capacidade instalada para tratamento de efluentes e perdas hídricas de no máximo 19%. A AEGEA Saneamento é a maior empresa privada de saneamento do país, com atuação em 154 municípios de 13 estados diferentes, englobando mais de 21 milhões de consumidores.

Colaboração texto e fotos: Assessoria de Comunicação Sanasa/Campinas

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo