Empreendedorismo Ambiental é tema de 9ª capacitação do Projeto Gota D’Água do Consórcio PCJ

Durante a manhã dessa quarta-feira (7), o Consórcio PCJ promoveu a nona capacitação do   “Projeto Gota d’Água: Preserve cada gota” com a Oficina de Empreendedorismo Socioambiental ministrada pela linguista e presidente Oscip IEMA, Ana Lúcia Maestrello, que apresentou  uma nova metodologia para alunos de 13 a 17 anos,  que visa unir educação ambiental e empreendedorismo.
O objetivo da oficina foi evidenciar o Curso de Empreendedorismo Socioambiental do IEMA, para os 50 participantes do Projeto Gota d’Água, dentre eles, professores do Ensino Fundamental II e Médio como mais uma opção de implantação de Educação Ambiental para os adolescentes.

A oficina no Consórcio PCJ apresentou a experiência de aplicação desse curso de 40 horas para alunos da região do Jardim São Jorge, em Nova Odessa (SP). Os alunos, após pesquisarem profundamente a problemática da crise hídrica, foram capazes de identificar os valores e as características empreendedoras de cada um dos integrantes do grupo. A partir disso, foi criada por eles uma empresa ficcional que permitiu aos participantes conhecerem as palavras do discurso corporativo e terem noções básicas de comportamento empresarial. “É a junção da conscientização da ausência de disponibilidade hídrica com o ramo empresarial”, explicou a presidente do IEMA e palestrante, Ana Lúcia Maestrello.

Ao final do curso, os alunos elaboraram um produto sustentável, construído com Legos, que foi apresentado a todos os demais colegas.  Segundo Ana Lúcia, os alunos adquiriram posicionamento tanto de gestor ambiental quanto financeiro, e passaram por uma alfabetização hídrica: “Tivemos uma grande surpresa, os adolescentes tiveram um envolvimento emocional com a água”.

Sobre o Projeto Gota d’ Água

O Projeto Semana da Água foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e passou a se chamar “Projeto Gota D’água: #PreserveCadaGota”. O novo projeto pretende intensificar as ações de educação ambiental nas Bacias PCJ que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorre na prática. Com esse novo projeto, a equipe do Programa de Educação Ambiental sempre estará à disposição dos associados ao Consórcio PCJ, com o desenvolvimento das semanas da água municipais e de qualquer outro projeto de educação ambiental.

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo