Câmaras Municipais devem fazer as indicações de membros para compor o Conselho até o dia 13 de junho
O Consórcio PCJ realizará, no dia 26 de junho, reunião de eleição da Diretoria do Conselho Fiscal para o biênio 2025/2027, O Conselho é formado por indicados das Câmaras Municipais dos municípios associados, que necessitam fazer as indicações de membros até o próximo dia 13 de junho. A Diretoria do Conselho é composta por um presidente, dois vice-presidentes, dois secretários, além da nomeação dos agentes de interlocução por sub-bacia hidrográfica.
O envio de nomes para compor o Conselho e dos documentos fora do prazo estabelecido inviabiliza a inscrição do representante para o presente mandato. Dúvidas quanto ao processo e aos documentos podem ser encaminhadas para o e-mail da Secretaria Executiva do Consórcio PCJ (agua@agua.org.br).
História do Conselho Fiscal é marcada por ações em defesa da gestão da água
Nos últimos anos, o papel do Conselho Fiscal tem se fortalecido na mobilização da sociedade em torno de assuntos fundamentais para a gestão de recursos hídricos. Temas como a renovação da outorga do Sistema Cantareira, a municipalização de licenciamentos para o desassoreamento de represas, rios e córregos, as leis ambientais e o reforço da educação ambiental têm sido cada vez mais presentes no trabalho desses representantes.
Durante a crise hídrica de 2014 e 2015, os membros do Conselho participaram ativamente de debates e ações públicas, com destaque para a realização do simbólico “Abraço ao Cantareira”, um ato de mobilização que teve o objetivo de chamar a atenção do governo e da sociedade para a grave situação dos reservatórios e a urgência de medidas estruturantes.
Essa atuação ativa e articulada junto às Câmaras Municipais dos municípios consorciados reforça o compromisso do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ com a governança hídrica regional e com a construção de soluções coletivas para os desafios da água.
Sobre o Conselho Fiscal
O Conselho Fiscal do Consórcio PCJ tem a função de apreciar e fiscalizar as contas da entidade. Ele exerce um papel fundamental na fiscalização e no acompanhamento da movimentação contábil, patrimonial e financeira da entidade, avaliando relatórios internos, balancetes e demais documentos contábeis.
O Conselho também emite pareceres sobre o plano de atividades, proposta orçamentária anual, balanços e relatórios de contas em geral, documentos que são posteriormente submetidos ao Conselho de Associados.
Sobre o Consórcio PCJ
O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, composta por municípios e empresas.
A base do trabalho da entidade está na conscientização de todos os setores da sociedade sobre a problemática dos recursos hídricos da região, no planejamento e no fomento às ações de recuperação dos mananciais.
Municípios Associados
Atualmente, 43 cidades integram o quadro de municípios associados ao Consórcio PCJ. São elas: Americana; Amparo; Analândia; Artur Nogueira; Atibaia; Bom Jesus dos Perdões; Bragança Paulista; Camanducaia/MG; Campinas; Capivari; Cordeirópolis; Corumbataí; Cosmópolis; Extrema/MG; Holambra; Hortolândia; Indaiatuba; Ipeúna; Iracemápolis; Itatiba; Itupeva; Jaguariúna; Jarinu; Joanópolis; Limeira; Louveira; Monte Mor; Nova Odessa; Paulínia; Pedreira; Piracaia; Piracicaba; Rafard; Rio Claro; Rio das Pedras; Saltinho; Santa Bárbara D’Oeste; Santa Gertrudes; Santo Antônio de Posse; Sumaré; Valinhos; Vargem e Vinhedo.
Empresas Associadas
Além dos municípios, o Consórcio PCJ é composto também por 25 empresas associadas, listadas a seguir: Agrícola Monte Carmelo, AEGEA Mirante, Ajinomoto, Ambev, ArcelorMittal, BRK Ambiental, CPFL Renováveis, Coca-Cola FEMSA Brasil, Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ), CPIC Fiberglass, DAE Jundiaí, Ester Agroindustrial, Evonik, Fareva, Klabin, Orizon, Petrobras/REPLAN, Pirelli, Raízen – Usina Costa Pinto, Rhodia Solvay Group, Sabesp, Sanasa, Unilever e Ypê – Química Amparo.