Educadores realizam visita técnica ao Sistema Cantareira durante capacitação do Projeto Semana da água 2013

O Consórcio PCJ promoveu visita técnica ao Sistema Cantareira com duas excursões, uma no dia 21 e outra no dia 23 de maio como parte da segunda capacitação do Projeto Semana da Água 2013. Mais de 90 pessoas, entre educadores, profissionais da secretaria de educação e de meio ambiente das cidades consorciadas, conheceram a barragem Jaguari/Jacareí na cidade de Vargem (SP) e também o Pico do Lopo, ponto turístico na cidade de Extrema (MG), de onde é possível ter uma vista aérea da barragem.

Por dentro do Sistema Cantareira

Na primeira etapa da visita, o engenheiro químico da SABESP, empresa responsável pela operação do Cantareira, Adilson Octaviano, recebeu os educadores para uma palestra explicativa, em que esclareceu a história do projeto do sistema, a disposição física do complexo dos cinco reservatórios, a estrutura de maquinários e emergências, treinamento dos técnicos e operários, manutenção, a capacidade atual de tratamento e também respondeu às perguntas da plateia, inclusive sobre a questão da renovação da outorga do Sistema, prevista para acontecer em agosto de 2014.

Octaviano ressaltou a importância da participação da sociedade nas discussões da Outorga do Sistema Cantareira. “O grande anseio da população das Bacias PCJ é o aumento da vazão de seus rios, por isso é necessário o bom senso na hora de discutirmos a outorga e que todos os setores participem desse debate, os agricultores, os industriais e principalmente as comunidades que dependem do sistema Cantareira, pois é um tema que envolve muitos interesses sociais e econômicos, tanto na região do PCJ como na grande São Paulo. As discussões serão acaloradas, mas com responsabilidade, os resultados em 2014 atenderão as expectativas de todos” disse.

O engenheiro químico acompanhou o grupo nas duas datas para uma volta pela barragem do Rio Jaguari. Octaviano aproveitou a oportunidade para explicar aos visitantes o funcionamento de uma barragem, o controle de vazão e a fiscalização que a SABESP tem que fazer regularmente para monitorar a qualidade das águas que chegam à represa. Encantados com a vastidão do reservatório, os educadores tiraram várias fotografias, com a intensão de divulgar nas secretarias e escolas de seus municípios, a realidade atual do Sistema Cantareira.

Para a coordenadora de educação infantil da cidade de Pedreira (SP), Adriana Peron, se intitulou uma apaixonada pela natureza e confirmou a importância da divulgação do Cantareira para as crianças. “Agora que eu tenho noção física da grandiosidade do sistema, vou passar para as crianças da minha cidade o que eu aprendi com a palestra e com a barragem. É importante mostrar aos alunos jovens que o assunto água é de total relevância para a vida e o desenvolvimento da nossa comunidade e do Planeta”, afirmou.

Explorando o Pico do Lopo

Depois de aproximadamente 20 minutos para subir a Serra do Lopo, na cidade de Extrema (MG), os visitantes conseguiram ter uma visão aérea da formação do Rio Jaguari que corta os Estados de São Paulo e Minas Gerias, como também da represa Jaguari do Sistema Cantareira.

A analista ambiental de Extrema, Dora Ribeiro, sugeriu aos visitantes que observassem a paisagem e refletissem sobre o significado e o que aquela imagem transmitia para cada um deles. Ela ainda falou da sua atual percepção quanto ao Meio Ambiente.

“A principal palavra para começarmos a pensar na preservação do Meio Ambiente é a relação. A relação que temos com nós mesmos, a relação com o nosso próximo e principalmente a forma como nos relacionamos com o Meio Ambiente”.

E concluiu chamando a atenção: “Será que temos a sensibilidade ideal com a natureza? Temos realmente amor e damos o valor necessário a ela? Será que precisamos ter mais conhecimento sobre a natureza antes de tomarmos decisões?”.

A visita a Serra do Lopo não foi possível ser realizada no dia 23 (quinta-feira) por motivos de segurança, devido a instabilidade do clima na região. Mesmo com o imprevisto, Dora realizou uma palestra na Secretaria do Meio Ambiente da cidade sobre a preservação das Bacias PCJ.

Semana da Água 2013 – Sistema Cantareira: Compartilhando Desafios

O Projeto Semana da Água é realizado pelo Consórcio PCJ, por meio do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, há 19 anos, sempre com um tema diferente a cada ano. Devido à importância do assunto para a sustentabilidade hídrica da região, a diretoria do Consórcio PCJ elegeu o Cantareira como o assunto das capacitações em 2013, com o slogan “Sistema Cantareira – Compartilhando Desafios”. O Sistema é responsável por abastecer cinco milhões de pessoas nas Bacias PCJ e outras nove milhões na Grande São Paulo, constituindo-se como central para o desenvolvimento das duas regiões.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo