Educação Ambiental voltada à gestão de recursos hídricos foi destacada na Semana da Água em Capivari

O município associado de Capivari promoveu na última semana, ocasião em que também foi comemorado o Dia Mundial da Água, no dia 22 de março, ações de educação ambiental voltada à gestão de recursos hídricos com os alunos de escolas do município. Entre as ações desenvolvidas, os alunos visitaram a ETA (Estação de Tratamento de Água) do município e realizaram o plantio de mudas numa APP (Área de Preservação Permanente).
A abertura da Semana da Água foi realizada na manhã do dia 20 e contou com a palestra do assessor técnico da Secretaria Executiva do Consórcio PCJ, Flávio Forti Stenico. Participaram do evento as crianças do Cies (Centro de Integração Esportivo Social), Casa da Sopa e Casa da Criança. A ideia foi primeiro apresentar o tema às crianças para que nos dias seguintes elas pudessem colocar em prática durante as visitas técnicas.

Para o vice-presidente de Políticas de Recursos Hídricos e prefeito de Capivari, Rodrigo Proença, apresentar às crianças todo o seu processo para que o líquido chegue às residências é de extrema importância para que elas saibam o valor da água e o seu uso consciente. “Nos últimos anos muitas regiões enfrentaram uma grave crise hídrica e a população sofreu por não ter água nas torneiras. O município de Capivari não vivenciou esse problema, mas é importante que todos saibam a importância da racionalização para que não passemos pela falta de água”, ressaltou.

Para explicar às crianças que a água é um recurso limitado, o assessor técnico do Consórcio PCJ informou que 97,5% do líquido se encontram nos oceanos e é salgado. Apenas 2,5% são água doce, destes 1,75% estão nas calotas ou geleiras polares. Sendo assim, apenas 0,75% de água doce pode ser considerada como aproveitável para o abastecimento humano. “Um estudo da Unesco diz que até metade do século a escassez de água atingirá de 2 a 7 bilhões de pessoas em 40 países”, explicou Stenico.

De acordo com ele, um dos meios para melhorar a qualidade da água e garantir que não seja realizado o consumo inconsciente é a educação ambiental, o que está sendo realizado durante esta semana com as crianças.

Também foi destacado Stenico, todas as ações que a população e os gestores públicos devem realizar para garantir a melhoria da qualidade dos nossos mananciais, sendo algumas delas o uso racional da água nas residências e prédios públicos, o reaproveitamento da água da chuva para a realização de tarefas menos nobres, o incentivo a ações de recuperação florestal e proteção aos mananciais, o incentivo a programas de combate às perdas hídricas nos sistemas públicos de distribuição, correta destinação de resíduos sólidos e a implantação de estações de tratamento de esgoto.

O Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de março de cada ano, ocasião em que os municípios desenvolvem série de atividades e celebrações durante toda a semana, intitulada “Semana da Água”. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 1993 e é destinada à reflexão e discussão sobre a relação do homem com a água, abordando temas como a conservação e proteção da água, desenvolvimento correto dos recursos hídricos e medidas para resolver problemas relacionados com poluição.

Apoio Texto e fotos: Assessoria de Imprensa de Capivari

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo