Edição especial do Informativo Água Viva aborda resultados da participação do Consórcio PCJ na RIOB 2013

O Consórcio PCJ participou entre os dias 12 e 16 de agosto da Assembleia Geral Mundial da Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB). Durante o evento, que reuniu 112 delegações de 62 países, membros da equipe técnica da entidade promoveram encontros e reuniões para apresentar as necessidades das Bacias PCJ na gestão e ampliação da oferta de água e trocar experiências com organismos de bacias de outros países. O prestígio internacional do Consórcio PCJ pôde ser sentido com a indicação da entidade a membro do Comitê de Ligação, espécie de diretoria da RIOB.

Mais detalhes podem ser conferidos na Edição Especial on line do Informativo Água Viva (Clique aqui para acessar) que conta os principais acontecimentos da RIOB 2013. Confira abaixo as chamadas das notícias e acesse as matérias completas na versão digital do Água Viva Especial RIOB 2013, também disponível no site www.agua.org.br.  

 

Ampliação da Oferta Hídrica é destacada pelo Consórcio PCJ em reuniões durante a RIOB 2013

O Consórcio PCJ aproveitou a presença de diversas autoridades do Sistema de Gestão de Recursos Hídricos para realizar reuniões com o intuito de apresentar as demandas das bacias PCJ na ampliação da oferta de água para garantir o desenvolvimento da região. Sobre a renovação a outorga do Sistema Cantareira, membros da equipe técnica da entidade estiveram com o diretor presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, para discutir alternativas para aumentar a vazão destinada à nossa região.  

Fortalecimento dos organismos de bacias e gestão participativa são destaques na RIOB 2013

O fortalecimento dos organismos de bacias e a gestão participativa, por meio do envolvimento da comunidade nos debates que definem alternativas para o futuro da gestão da água foram os dois temas destacados na abertura da Assembleia Mundial da RIOB, que ocorreu no dia 13 de agosto. “A gestão de bacias hidrográficas deve ser de forma participativa. Ou seja, de baixo para cima e não de cima para baixo”, disse o presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga. 

Consórcio PCJ torna-se membro do Comitê de Ligação da RIOB

O Consórcio PCJ teve aprovada a sua participação como membro do Comitê de Ligação da RIOB, aprovada durante a Sessão Estatutária da Assembleia Mundial. O Comitê de Ligação é uma espécie de diretoria da RIOB e tem a função de executar as deliberações da última Assembleia e preparar a próxima, além de coordenar projetos comuns, analisar novas candidaturas de observadores e membros da rede.  

RELOB foca na divulgação institucional para fortalecimento a rede

Membros da Rede Latino Americana de Organismos de Bacias (RELOB), entre eles o Consórcio PCJ, se reuniram durante a RIOB 2013 e aprovaram a intensificação da divulgação institucional da rede com o objetivo de fortalecê-la. Para tal, foi definida a ampliação da exposição do site e do Informativo da RELOB. 

Agência Loire Bretagne e Consórcio PCJ se reúnem na RIOB e estabelece plano de trabalho no Rio Grande do Sul

Durante pausa da RIOB 2013, em Fortaleza (CE), membros da Agência de Água francesa Loire Bretagne, do Escritório Internacional da Água, do Comitês de Bacias do Rio Grande do Sul e do Consórcio PCJ se reuniram para estabelecer o plano de trabalho preliminar para replicar experiências de gestão de recursos hídricos no sistema de gestão de algumas bacias hidrográficas daquele estado. 

Conselho Fiscal troca experiências de gestão de recursos hídricos na RIOB 2013

Vereadores membros do Conselho Fiscal e de municípios associados ao Consórcio PCJ também estiveram presentes na Assembleia Mundial da RIOB e juntamente com a equipe técnica da entidade brasileira trocaram experiências em gestão de recursos hídricos. O vereador de Itatiba (SP), Ronaldo Herculano, destacou a importância de fazer com que essas experiências vivenciadas na RIOB 2013 se tornem efetivas para a população. “Essas experiências devem ser repassadas à população, pois todo o esforço depositado e as diversas melhorias são realizados pensando na comunidade”, comentou. 

on line

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo