Durante pandemia, Escola da Água e Saneamento amplia cursos e inscritos na plataforma digital

A Escola da Água e Saneamento, uma iniciativa do Consórcio PCJ em parceria com a Agência de Bacias PCJ e a ARES-PCJ, está com 859 alunos ativos em sua plataforma digital (escola.agua.org.br). O distanciamento social, adotado como uma das medidas de prevenção ao Coronavírus, reforçou que a Educação à Distância (EAD) deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade capaz de proporcionar ensino e aprendizagem à população. Em março, mês em que a quarentena foi decretada em todo o país em virtude da pandemia do COVID-19, a Escola da Água possuía um total de 187 inscritos.

A plataforma digital atende estudantes, professores, técnicos de serviços de água, secretarias de educação e meio ambiente, ONGs, empresas, bem como, todas as pessoas interessadas nos temas relacionados à água, saneamento, mudanças climáticas, preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Os cursos online são gratuitos, não havendo prazo de inscrição ou limite de participantes.

Atualmente estão disponíveis quatro cursos EAD: “Ecoturismo”, “Água e Saneamento”, “Resiliência aos Eventos Extremos”, além do recém lançado, “Os ODS e a Agenda 2030”, curso base das capacitações do Projeto Gota d’Água 2020. Os cursos Água e Saneamento e ODS e Agenda 2030 são os mais procurados, com 516 e 419 alunos, respectivamente. Todos os cursos possuem videoaulas explicativas, materiais didáticos e conteúdos complementares, e são ministrados por especialistas da área. Ao término das capacitações, os inscritos recebem um certificado de conclusão, desde que tenham cumprido 75% do conteúdo programático do curso em questão.

Além dos cursos EAD, a Escola da Água e Saneamento já formou quatro turmas com o curso presencial “Instalação e Manutenção de Redes e Ramais de Água e Esgoto”, nas cidades de Americana, Atibaia, Sorocaba e Piracicaba. No momento, devido à pandemia de coronavírus, novas turmas do curso presencial estão suspensas temporariamente. Ao todo, a Escola da Água capacitou em 2019, entre cursos presenciais e online, cerca de 300 alunos. Somente no primeiro semestre deste ano, esse número já saltou para mais de 600 alunos.

A gerente técnica do Consórcio PCJ e coordenadora do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental da entidade, Andréa Borges, explica que a Escola da Água é uma forma de incentivar a especialização na área dos recursos hídricos e de garantir saúde à população. “É necessário investir na capacitação dos setores de saneamento para que possamos alcançar uma maior eficiência dos serviços prestados à comunidade, buscando aprimorar procedimentos e tecnologias utilizados pelos profissionais do setor”, afirma.

A Escola da Água e Saneamento é fruto da parceria entre Fundação Agência das Bacias PCJ, Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento ARES-PCJ e Consórcio PCJ, por meio da assinatura de um termo de Cooperação Institucional em 28 de setembro de 2018, com o objetivo de criar uma central de cursos na área de saneamento e recursos hídricos, para capacitar operadores e técnicos dos serviços de abastecimento e, assim, gerar melhoria nos serviços prestados à população. A condução do projeto ficou à cargo do Consórcio PCJ, que ampliou o público alvo, oferecendo cursos de capacitação a todos os setores da sociedade em sua plataforma EAD.

Mais informações sobre a Escola da Água e Saneamento podem ser obtidas no site www.agua.org.br/cursos ou pelo e-mail parcerias@agua.org.br

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo