Documento final da Rio mais 20 coloca a água como tema central para o desenvolvimento sustentável

A Rio+20 se encerrou na última sexta-feira, dia 22, com a aprovação do documento “O futuro que queremos”, que discorre sobre as ações a serem adotadas para a promoção do desenvolvimento sustentável. No texto, a água é citada como o “centro do desenvolvimento sustentável, pois está intimamente ligada a uma série de importantes desafios globais”.

O tema é citado em diversos parágrafos, ainda que sem assumir metas e planos, mas orientando como objetivo a ampliação do acesso à água em quantidade e qualidade.

Os efeitos dos eventos extremos também são lembrados no texto que atenta para a necessidade de investimentos em infraestrutura. “Sublinhamos a necessidade de adoptar medidas para enfrentar enchentes, secas e escassez hídrica, abordando o equilíbrio entre oferta e demanda de água, incluindo, quando aplicável, fontes não-convencionais de água, e mobilizar recursos financeiros e investimento em infraestrutura para serviços de água e saneamento, de acordo com as prioridades nacionais”, discorre o texto.

O texto também atenta para a necessidade de investimentos na despoluição das águas e incremento da sua qualidade, além de promover a troca de experiências entre os países, por meio de parcerias e cooperação internacional.

O Consórcio PCJ sempre teve como uma de suas bandeiras a cooperação internacional. Foi através de parcerias com França que o sistema de gestão nas bacias PCJ foi alicerçado. O Projeto Semana da água, promovido pela entidade por meio do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, foi inspirado no Classes de L’eau. O Consórcio PCJ participa de diversos fóruns mundiais sobre a água, como por exemplo, Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB), Conselho Mundial da Água, Rede Latino Americana de Organismos de Bacias (RELOB), entre tantos outros.

A entidade esteve presente no dia 18 de junho, nos “Diálogos para a Sustentabilidade”, em que foram votadas as três propostas que foram encaminhadas para os chefes de estados na Conferência Rio+20. Foram elencados como prioritários: assegurar o suprimento de água para a biodiversidade e ecossistemas; implementar o direito à água; reforçar a importância de políticas de gerenciamento da água, de energia e do uso da terra”.

Todos esses temas podem ser notados no texto final da Rio+20. “Desenvolvimento da gestão integrada dos recursos hídricos e planos eficientes de água, assegurando o uso sustentável da água”, foi destacado na parte do documento intitulado Água e Saneamento.

O texto final da Rio+20 também traz como cerne para o desenvolvimento sustentável a erradicação da pobreza e o papel fundamental dos municípios nesse contexto. De acordo com o secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban ki-Moon, “um país é composto de municípios, a mudança da postura ambiental começa pelo local, nos municípios”, disse ele.

O Consórcio PCJ promoveu Painel “As Lições da Rio+20, no dia 23, no Hotel Mediterranée, em Rio das Pedras (RJ), onde a comitiva da entidade esteve hospedada diante da dificuldade de se encontrar vagas no setor hoteleiro no Rio de Janeiro.

As explanações sobre os resultados obtidos com a Rio+20 foi realizado pelo Assessor de Comunicação da entidade e jornalista, Murilo Sant’Anna, que realizou a cobertura do evento no Rio Centro. O encontro foi organizado como uma rodada de conversa, em que os participantes puderam além de ter contato com o documento “O futuro que queremos”, explanar sobre suas impressões do evento e do teor da carta.

A comitiva do Consórcio PCJ contou com a presença de 40 pessoas que estiveram conhecendo as ações da sociedade civil, na Cúpula dos Povos, a exposição Humanidades, no Forte de Copacabana, além de diversos painéis que aconteceram na área de convenções do Hotel em Rio das Pedras (RJ), próximo a Angra dos Reis.

A palestra que abriu as apresentações no dia 21 de junho teve como tema “A cooperação Internacional como ferramenta na busca de soluções para a água”, e foi apresentada pelo secretário geral da Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB) e membro do Escritório Internacional da Água, o francês François Donzier, que discorreu sobre as experiências francesas de gestão de recursos hídricos.

O Consórcio PCJ participou da Rio+20 tendo acesso aos painéis de discussão no Rio Centro e no Parque dos Atletas, local em que ocorreram diversas discussões em torno do desenvolvimento sustentável. A entidade também esteve presente no Píer Mauá, onde foi implantado um estande de divulgação institucional.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo