Diretoria do Consórcio PCJ vê Cantareira e reajuste da cobrança pelo uso da água como temas centrais para 2013

 

A diretoria do Consórcio PCJ se reuniu na manhã dessa segunda-feira, dia 10 de dezembro, na sede da entidade em Americana (SP) para a sua última reunião do ano e definiu como temas centrais para discussão em 2013 a operação do sistema e renovação da outorga do Cantareira e o reajuste da cobrança pelo uso da água nas bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

“O Sistema Cantareira será a grande discussão em 2013. Atualmente, ele está operando com 49% de sua capacidade o que não deverá gerar problemas de reservação para om próximo ano, mas para 2014 já é preocupante”, comentou Paulo Tínel da Sanasa Campinas, que na ocasião representava o presidente da empresa, Marcos Antônio dos Santos, que também é o vice-presidente do Programa de Monitoramento das Águas do Consórcio PCJ.

O Cantareira está liberando mais de 7,25m3/s para as Bacias PCJ, segundo dados dessa segunda-feira (10). As represas de Jaguari/Jacareí estão operando a 47,83% da sua capacidade, enquanto a de Cachoeira está a 39,05% e a de Atibainha a 57,60%. Na média geral, também chamada de Sistema Equivalente, o Cantareira está operando a 48,17%.

Durante a reunião, foi apresentado o professor e doutor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Antônio Carlos Zuffo, que está sendo contratado pelo Consórcio PCJ para realizar estudos sobre o comportamento hídrico e ampliação da oferta hídrica nas Bacias PCJ, com base na operação do Sistema Cantareira. A contratação se dará por meio de um convênio entre o Consórcio PCJ e a Unicamp.

A diretoria acordou com o conselho de transição, que atuará de Janeiro a Março de 2013, gerenciando a entidade, a elaboração de cursos de capacitação para os novos prefeitos e assessores que vão tomar posse no próximo ano, esclarecendo sobre o sistema de gerenciamento dos recursos hídricos existente e o objetivo do Consórcio e seus programas em contribuição a esta estrutura.

O diretor da Foz do Brasil, unidade Limeira, e vice-presidente do Programa de Saneamento e Racionalização do Consórcio PCJ, Sandro Stroiek, atentou para as discussões que estão ocorrendo no comitê de bacias sobre o reajuste da cobrança pelo uso da água. “É necessário um melhor acompanhamento dos indicadores , de onde está sendo investido e o estabelecimento de metas intermediárias”, disse Stroiek que a partir de janeiro assume a presidência do Conselho de Transição da entidade.

Ele ainda lembrou do grande desafio para 2013. “Como conciliar o avanço de tratamento de esgoto com as metas do plano das bacias PCJ será o grande o desafio para o novo presidente do Consórcio PCJ, em apoio aos municípios consorciados. Muitos promotores estão com estas metas como atividades recomendadas”, lembrou Stroiek atentando para o fato de a promotoria pública estar negociando com os municípios a concretização das metas estabelecidas do plano das bacias PCJ.

A Diretoria do Consórcio PCJ apreciou e aprovou os balancetes do exercício 2012 da entidade, bem como a proposta orçamentária para 2013. Jorge Mercanti, representante da Petrobras/Replan levantou a possibilidade de se fazer encontros com as empresas consorciadas convidando outras que ainda não sejam associadas a se associar ao Consórcio PCJ, o que foi aprovado pelos demais integrantes da Diretoria.

Ao final, o secretário e a subsecretária executivos realizaram uma fala de homenagem para os atuais membros da diretoria como agradecimento e despedida, já que no ano que vem serão realizadas novas eleições para o Conselho Diretor, bem como para a escolha do novo presidente do Consórcio PCJ, que deverá ocorrer em Março de 2013.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo