Diretoria do Consórcio PCJ debaterá com o Plenário de Associados renovação da outorga do Cantareira

Reunião Plenária, que acontece no próximo dia 20, também elegerá o presidente da entidade para o próximo biênio
Membros da Diretoria do Consórcio PCJ estiveram reunidos com o Presidente da entidade e prefeito de Indaiatuba (SP), Reinaldo Nogueira, na última sexta-feira, dia seis de março e atentaram para a importância das discussões quanto à disponibilidade hídrica para o próximo período de estiagem, que se começará no mês de abril, e sobre o início das discussões da renovação da outorga do Sistema Cantareira pela Agência Nacional de Águas (ANA).

A ANA ainda não divulgou um calendário oficial, mas há a intenção de iniciar-se o debate ainda no primeiro semestre. A Diretoria do Consórcio PCJ optou por levar as discussões sobre esse tema para a Reunião Plenária de Associados, que engloba 43 municípios e 30 empresas. O encontro acontecerá no próximo dia 20 de março, no município de Indaiatuba (SP), onde também acontecerá a eleição do presidente para o próximo biênio 2015 – 2016 e do novo conselho diretor.

Segundo o Presidente Reinaldo Nogueira, o diálogo entre a região, os governos de São Paulo, Minas Gerais e a União, deve estar amparado com estudos técnicos. “Este será um ano de muito trabalho, não de contraponto, mas de muita discussão em busca por um acordo que satisfaça todas as regiões envolvidas”, assinalou durante a reunião de diretoria.

Nogueira ainda comentou que o ano passado não havia clima para a renovação da outorga, devido à crise hídrica e ao contexto eleitoral, mas que 2015 constituirá um ano de muito trabalho para o Consórcio PCJ. “Será um ano para o Consórcio PCJ produzir mais, com mais conteúdo técnico para alicerçar as discussões com os órgãos gestores e estabelecer um diálogo que promova um bom acordo”, disse.

Na visão do Presidente do Consórcio PCJ, ainda que existam dificuldades financeiras nos governos devido ao contexto econômico, o momento é de protocolizar projetos e solicitar verbas para a área de gestão de recursos hídricos. “A hora é agora para os municípios aproveitarem o tema da crise hídrica e pedir dinheiro para projetos e obras”, pontuou Nogueira.

Reinaldo Nogueira busca a reeleição como Presidente do Consórcio PCJ

O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, aproveitou a reunião e apresentou sua candidatura à reeleição como presidente do Consórcio PCJ. Durante o encontro, ele construiu com os prefeitos associados presentes e com os representantes das empresas do Consórcio a composição da chapa para o Biênio 2015 – 2016. A apresentação da chapa encabeçada por Nogueira será na Reunião Plenária dos Associados que ocorrerá no dia 20 de março, em Indaiatuba.

O atual presidente da entidade se lançou candidato à reeleição no dia 27 de janeiro, durante o encontro do Grupo de Combates às Perdas Hídricas, na sede do Consórcio PCJ. Seu nome também foi citado à reeleição pelo prefeito de Cosmópolis (SP), Antonio Fernandes Neto, durante a reunião da Região Metropolitana de Campinas, realizada no último dia 25 de fevereiro.

O Conselho Diretor é composto por um presidente e 10 vice-presidentes que coordenam um programa de atuação da entidade. A diretoria ainda é composta por seis conselheiros de municípios com menos de 50 mil habitantes, três conselheiros de municípios entre 50 e 500 mil habitantes, um conselheiro de município acima de 1 milhão de habitantes, cinco representantes de empresas e dois representantes de municípios para interlocução consultiva.

.

Presidente Reinaldo Nogueira em mesa de trabalhos da reunião de Diretoria
Nogueira entre os prefeitos de Pedreira, Carlos Pollo, e a Prefeita de Piracaia, Teresinha Peçanha.

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo