Diretoria do Consórcio PCJ aprova mobilização regional para discussões da renovação da outorga do Sistema Cantareira

16/02/2012

Região precisa de mais água para garantir o desenvolvimento econômico com sustentabilidade nos próximos anos
O Sistema Cantareira norteou os debates da reunião de diretoria do Consórcio PCJ, na manhã dessa quarta-feira, dia 15 de fevereiro. Prefeitos e representantes de empresas consorciados aprovaram que a entidade inicie uma grande mobilização nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (bacias PCJ) a fim de discutir alternativas possibilidade de aumento de vazões do Sistema Cantareira para a região, com vistas à renovação da outorga em 2014. Fato é que os membros da diretoria têm certeza que para não frear o desenvolvimento da região são necessárias maiores vazões.
O diretor da Sanasa Campinas, Paulo Tínel, externou sua preocupação com futuras instalações de plantas fabris na região. “Já existem locais no rio Atibaia [diretamente afetados pelas vazões do Cantareira] que vivem estresse hídrico. É necessário nos mobilizarmos senão chegará a tal ponto que as empresas não terão mais como solicitar outorgas”, disse.
O presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, ao lado dos outros membros da diretoria deliberou que o Consórcio comece a organização de um grande evento de início dos debates sobre o tema que poderá acontecer em Piracicaba, Americana ou Campinas, na primeira quinzena do mês de abril. “Está em discussão a nossa sobrevivência”, lembrou o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz.
O tema sobre o aumento das vazões do Sistema Cantareira para as bacias PCJ vem sendo amplamente discutido dentro do Grupo de Eventos Extremos do Consórcio PCJ desde o ano passado. A Agência Nacional de Águas, por meio de seu diretor presidente, Vicente Andreu, também está incentivando que os debates se iniciem desde já com o objetivo da construção de um grande acordo.
Barragens nos Rios Jaguari e Camanducaia complementarão a oferta hídricas das Bacias PCJ
A reunião de diretoria dessa manhã ainda passou a situação dos estudos da construção das duas barragens na região, uma no rio Jaguari, no município de Pedreira, e outra no rio Camanducaia, na altura da cidade de Amparo. Juntas elas devem disponibilizar 6 m3/s para as bacias PCJ. O secretário executivo do Consórcio PCJ atentou que “as represas em estudo complementarão as necessidades de mais água da região, somando-se ao aumento de vazão do Cantareira para as bacias PCJ”, comentou ele.
O prefeito do município de Camanducaia (MG) e presidente do Comitê PJ e vice-presidente dos Comitês PCJ, Célio Faria Santos, atentou para a importância de se agilizar os estudos e, sucessivamente, a implantação das barragens, primeiro pela necessidade de maior oferta hídrica e segundo pelo custo com desapropriações. “Se ficarmos só na teoria daqui a pouco os valores com desapropriações dobrará o que irá gerar mais custos para sua concretização”, afirmou.
O diretor geral da Agência Reguladora Regional de Saneamento ARES-PCJ, Dalto Favero Brochi, sugeriu o envolvimento do poder legislativos, por meio dos deputados da região, para sensibilização dos governos estadual e federal sobre a importância e necessidade das duas barragens para a região.
Posse dos novos membros da diretoria
Em 2012, houve a indicação de novos representantes das empresas consorciadas Foz do Brasil – Limeira e Sanasa/Campinas que tomaram posse na reunião de diretoria. Pela Foz do brasil, o diretor Sandro Stroiek, que infelizmente não pode estar presente, e o presidente da Sanasa, Marco Antônio dos Santos.
O presidente da Sanasa enalteceu a parceria com o Consórcio PCJ e ofereceu total apoio. “Nós da Sanasa estamos na luta pela água para nossa região e nas bacias PCJ”, disse.
Fórum Mundial da Água e Rio+20
Também foi informado à diretoria do Consórcio PCJ sobre a comitiva que está sendo organizada para o Fórum Mundial da Água, que acontecem de 12 a 16 de março de 2012, em Marselha, na França. A comitiva já conta com 40 pessoas e é considerada uma das maiores delegações brasileira no Fórum.
O Consórcio PCJ está organizando e participará de três painéis no espaço Brasil dentro do Fórum, para apresentar as experiências da entidade em gestão, agência de bacias e cobrança pelo uso dos recursos hídricos, além de parcerias de sucesso como o convênio com a Petrobras/REPLAN, na área de educação ambiental e reflorestamento, mostrando os avanços promovidos pelo Consórcio PCJ com o apoio da iniciativa privada.
O secretário executivo da entidade atentou para a possibilidade de prefeituras e empresas consorciadas divulgarem também suas experiências ambientais, principalmente ligadas à água, no Fórum. Ficou definido que os interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação do Consórcio PCJ, informando sobre o objetivo com a divulgação desses materiais no Fórum.
As coordenadoras de projetos, Andréa Borges e Ligia Cepeda, também prestaram esclarecimentos sobre a participação do Consórcio na Rio+20, a Conferência sobre desenvolvimento sustentável que abordará os avanços após os 20 anos da realização da Eco92 e o que falta ainda avançar nos próximos anos.
Os temas da Rio+20 serão debatidos também dentro do Projeto Semana da Água 2012, com início previsto para o final de março. O Consórcio PCJ também participará da Conferência promovendo a entidade e debatendo a gestão de recursos hídricos como forma de desenvolvimento sustentável.
Mesa de Diretoria do Consórcio PCJ
Reunião de Diretoria

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo