Evento também abordou questões climáticas e baixo índice de chuvas deste semestre
Na manhã desta quinta-feira, 26 de junho, aconteceu a eleição da Diretoria do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ para o biênio 2025/2027, na sede da entidade, em Americana (SP). José Julio Lopes de Abreu (Julinho), vereador do município de Rio Claro, foi reeleito para a presidência do Conselho, tendo como primeiro vice-presidente, Rodrigo Vieira Braga Fagnani (Popó), vereador de Valinhos, e Dr. José Bernardo Denig, vereador de Atibaia, que ocupa o cargo de segundo vice.
Os demais cargos da diretoria do Conselho Fiscal foram compostos pelos vereadores Rogério Carlos do Nascimento, de Piracaia (1º Secretário), e Valdenito Gonçalves de Almeida, de Iracemápolis (2º Secretário). Além da eleição da nova diretoria, também foram escolhidos os Agentes de Interlocução por Sub-Bacias. “Para esta gestão o nosso foco será em reduzir as perdas de águas e trabalhar juntos para sensibilizar Governo do Estado e o Governo Federal para trazer recursos aos municípios”, enfatizou o Presidente do Conselho Fiscal, Julinho Lopes.
O Conselho é formado por representantes indicados pelas Câmaras Municipais dos municípios associados. Vale lembrar que o Conselho Fiscal, por meio de seus representantes, tem a função de apreciar e fiscalizar as contas da entidade.
O Conselho Fiscal do Consórcio PCJ exerce um papel fundamental no acompanhamento da movimentação contábil, patrimonial e financeira da instituição, avaliando relatórios internos, balancetes e demais documentos contábeis. Também são emitidos pelo Conselho pareceres sobre o plano de atividades, a proposta orçamentária anual, os balanços e relatórios de contas em geral, documentos estes que são posteriormente submetidos ao Conselho de Associados.
Ao final da reunião, o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, apresentou um panorama dos últimos cinco anos e lembrou o trabalho da entidade frente às mudanças climáticas. Lahóz também falou sobre o baixo índice de chuvas deste ano, que tende a seguir até outubro: “Chuvas mal distribuídas, baixas vazões e menor carga do lençol freático. Pensando nisso, o Consórcio PCJ reforça a importância da Operação Estiagem 365 dias, pois os municípios podem apresentar a cada dia diferentes níveis de criticidade no abastecimento público. É necessário que estejamos atentos diariamente”, completou.
História do Conselho Fiscal é marcada por ações em defesa da gestão da água
Nos últimos anos, o papel do Conselho Fiscal tem se fortalecido na mobilização da sociedade em torno de assuntos fundamentais para a gestão de recursos hídricos. Temas como a renovação da outorga do Sistema Cantareira, a municipalização de licenciamentos para o desassoreamento de represas, rios e córregos, as leis ambientais e o reforço da educação ambiental têm sido cada vez mais presentes no trabalho desses representantes.
Durante a crise hídrica de 2014 e 2015, os membros do Conselho participaram ativamente de debates e ações públicas, com destaque para a realização do simbólico “Abraço ao Cantareira”, um ato de mobilização que teve o objetivo de chamar a atenção do governo e da sociedade para a grave situação dos reservatórios e a urgência de medidas estruturantes.
Essa atuação ativa e articulada junto às Câmaras Municipais dos municípios consorciados reforça o compromisso do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ com a governança hídrica regional e com a construção de soluções coletivas para os desafios da água.
Municípios Associados
Atualmente, 43 cidades integram o quadro de municípios associados ao Consórcio PCJ. São elas: Americana; Amparo; Analândia; Artur Nogueira; Atibaia; Bom Jesus dos Perdões; Bragança Paulista; Camanducaia/MG; Campinas; Capivari; Cordeirópolis; Corumbataí; Cosmópolis; Extrema/MG; Holambra; Hortolândia; Indaiatuba; Ipeúna; Iracemápolis; Itatiba; Itupeva; Jaguariúna; Jarinu; Joanópolis; Limeira; Louveira; Monte Mor; Nova Odessa; Paulínia; Pedreira; Piracaia; Piracicaba; Rafard; Rio Claro; Rio das Pedras; Saltinho; Santa Bárbara D’Oeste; Santa Gertrudes; Santo Antônio de Posse; Sumaré; Valinhos; Vargem e Vinhedo.
Empresas Associadas
Além dos municípios, o Consórcio PCJ é composto também por 25 empresas associadas, listadas a seguir: Agrícola Monte Carmelo, AEGEA Mirante, Ajinomoto, Ambev, ArcelorMittal, BRK Ambiental, CPFL Renováveis, Coca-Cola FEMSA Brasil, Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ), CPIC Fiberglass, DAE Jundiaí, Ester Agroindustrial, Evonik, Fareva (Louveira e Itupeva), Klabin, Orizon, Petrobras/REPLAN, Pirelli, Raízen (Usina Costa Pinto), Rhodia Solvay Group, Sabesp, Sanasa, Unilever e Ypê – Química Amparo.
As fotos da reunião estão disponíveis no Flickr do Consórcio PCJ pelo link:
https://www.flickr.com/photos/199547348@N06/albums/72177720327144732/
E a cobertura completa na íntegra no Instagram @ConsorcioPCJ
CONSELHO FISCAL – Diretoria:
Presidente: José Julio Lopes de Abreu (Rio Claro)
1º Vice-Presidente: Rodrigo Vieira Braga Fagnani (Valinhos)
2º Vice-Presidente: José Bernardo Denig (Atibaia)
1º Secretário: Rogério Carlos do Nascimento (Piracaia)
2º Secretário: Valdenito Gonçalves de Almeida (Iracemápolis)
AGENTES DE INTERLOCUÇÃO POR SUB-BACIAS:
Sub-Bacia do Rio Atibaia
José Bernardo Denig (Atibaia) e João Lorencini Netto (Jarinu)
Sub-Bacia do Rio Cachoeira
Rogério Carlos do Nascimento (Piracaia)
Sub-Bacia do Rio Atibainha
Amauri do Amaral Campos (Bom Jesus dos Perdões)
Sub-Bacia do Rio Jaguari (ALTO)
Valdir Donizete da Silveira (Camanducaia) e Clebson da Conceição Damásio (Vargem)
Sub-Bacia do Rio Jaguari (MÉDIO)
Aparecido Lopes da Silva Lima (Holambra) e Douglas Richard Inaba (Santo Antônio de Posse)
Sub-Bacia do Rio Camanducaia
Fernando Garcia da Silva (Amparo) e Aparecido Lopes da Silva Lima (Holambra)
Sub-Bacia do Rio Corumbataí
Sivaldo Elias (Santa Gertrudes) e José Julio Lopes de Abreu (Rio Claro)
Sub-Bacia do Rio Piracicaba
Rerlison Teixeira de Rezende (Piracicaba) e Alex Dantas (Santa Bárbara d’Oeste)
Sub-Bacia do Rio Capivari
Alexandre Ferraz Fontolan (Rafard)
Sub-Bacia do Rio Jundiaí
Alexandre Carlos Peres (Indaiatuba) e João Lorencini Netto (Jarinu)
Sub-Bacia do Passa Cinco
Zenilde Santos das Neves (Ipeúna)