Reflexos do novo Código Florestal serão discutidos em evento em Limeira (SP)

O novo Código Florestal foi aprovado em 2012 sob muita polêmica. A presidente Dilma Rousseff o sancionou com nove vetos na lei original. Entre as mudanças que ocasionaram debates bastante intensos, está a redução da área obrigatória de proteção de Área de Proteção Permanente (APP), afetando de forma direta matas ciliares e nascentes, que nas Bacias PCJ representou uma perda média de 40%. Passados quase três anos das alterações na legislação ambiental, o Consórcio PCJ e a Petrobras/REPLAN irão discutir os impactos dessas mudanças na preservação e recomposição florestal nas Bacias PCJ no próximo dia 15 de julho, no Teatro Nair Belo, em Limeira (SP), durante os “Diálogos sobre o Novo Código Florestal e Restauração Ecológica”.
O evento conta o com apoio na organização da Iandé –Educação e Sustentabilidade, Prefeitura Municipal de Limeira e Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal (LERF – ESALQ-USP).

O encontro busca estimular o diálogo, a participação, o envolvimento e a mobilização dos diversos setores da sociedade sobre o tema, sobretudo diante da crise hídrica que as Bacias PCJ vêm enfrentando desde o final do ano de 2013.

O público alvo a ser atingido são os mais diversos setores da sociedade: todos os segmentos dos Comitês PCJ, educadores, técnicos, Defesa Civil, ONG’s, gestores públicos, empresas, pessoa física, lideranças de bairro, universitários, membros de câmaras técnicas, entre outros.

No evento, as mudanças e seus impactos do Novo Código Florestal serão apresentados na palestra do Prof. Dr. Ricardo Ribeiro Rodrigues da ESALQ-USP / LERF, sob o tema: “O que mudou em relação ao Código Florestal de 1965 e como essas mudanças afetam a proteção da vegetação e dos recursos hídricos?”.

Em seguida, a Ma. Julia R. Mangueira, que também é doutoranda pela UNICAMP – Biologia Vegetal / LERF, irá expor as perspectivas e novos desafios da restauração ecológica em escala local e regional, associando produção agrícola, conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos.

A parte final do evento está reservada para debates entre os participantes e os palestrantes.

As inscrições para participar dos “Diálogos sobre o Novo Código Florestal e Restauração Ecológica” podem ser feitas pelo link: http://goo.gl/forms/OYCMhiK4vM . Ainda há vagas!

Confira na imagem abaixo a programação completa.

Dialogos_convite_figura

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo