“Dia + Sustentável para jornalistas”: Consórcio PCJ, CPFL Energia e ANEEL promovem evento exclusivo para jornalistas conhecerem o novo projeto da Casa + Sustentável

As portas da Casa + Sustentável serão abertas para a Imprensa num dia cheio de dicas de economia de água e energia, além de apresentar modelos de construção ecológicos

Na próxima quarta-feira, 8 de dezembro, o Consórcio PCJ, em parceria com CPFL Energia e com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), promoverá um evento exclusivo para que jornalistas da região conheçam o projeto socioeducacional da Casa + Sustentável. A visita será monitorada e os profissionais de imprensa interessados em participar deverão enviar o e-mail confirmando presença para imprensa@agua.org.br até o dia 07/12. A recepção dos convidados acontece a partir das 10h, com um café da manhã. A visita completa deve durar 60 minutos.

No evento, o Consórcio PCJ apresentará cada uma das novas atrações da Casa + Sustentável, que transmitem conhecimentos sobre uso racional de água e energia elétrica de forma lúdica, além de apresentar as novas iniciativas de construção ambientalmente mais adequadas, que impactam menos o meio ambiente e garantem beleza e conforto para as residências, que tendem a ser o modelo no futuro. O local pretende ser um centro de educação e sensibilização ambiental regional para as Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ). Após a visitação, serão disponibilizados kits sustentáveis aos jornalistas.

Inaugurada em 2009 com o nome de Casa Modelo, a edificação está localizada dentro da sede do Consórcio PCJ, em Americana (SP). Em 2021, ela foi modernizada e reestruturada com novas tecnologias que propiciam uma experiência mais imersiva sobre educação ambiental voltada à gestão de recursos hídricos, energia elétrica e consumo mais consciente, e desde então, passou a se chamar Casa + Sustentável. Tudo isso foi possível graças ao investimento de R$3 milhões da parceria com a CPFL Energia e ANEEL.

Agora, a Casa + Sustentável conta com 12 ambientes, dos quais são 10 atrações interativas, permitindo com que o visitante mergulhe na história do uso da energia elétrica eficiente e do consumo correto e racional da água, abordando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A Casa possui diversos espaços com projeções e iniciativas interativas, como, por exemplo, o espaço “Por Dentro das Bacias PCJ”, no qual é projetado uma bacia hidrográfica interativa numa caixa de areia, permitindo que as pessoas a moldem como quiserem, a “Sala Fontes de Geração”, onde os visitantes aprendem os tipos de fontes de energia e podem gerar energia elétrica por meio de bicicletas e acender três tipos de lâmpadas (LED, Fluorescente e Incandescente), entre outros.

A Casa + Sustentável tem como objetivo promover a sensibilização social para a sustentabilidade. Por isso, o Projeto Pedagógico da Casa + Sustentável também foi aprimorado, como afirma a gerente técnica do Consórcio PCJ e responsável pelo projeto da Casa + Sustentável, Andréa Borges: “Não se trata de uma visita apenas para visualizar estruturas, a visita à Casa + Sustentável agora é uma experiência que pretende informar e mudar atitudes do “dia a dia”, educando para a sustentabilidade”.

A reformulação do projeto também visou à garantia da acessibilidade. Todos os espaços e recursos foram projetados para proporcionar a participação de cadeirantes e pessoas com outras restrições motoras, além disso os conteúdos audiovisuais contam com legendas, e pessoas com deficiência visual têm à sua disposição um aplicativo de visita guiada instalado nos tablets.

O evento com os profissionais de imprensa pretende marcar o início das visitas presenciais à Casa, que no mês de dezembro passa a receber pequenos grupos escolares. As visitas são feitas mediante agendamento, e respeitam todos os protocolos estipulados para a contenção da pandemia da Covid-19.

Venha conhecer cada cantinho e a experiência que a Casa + Sustentável proporciona. Confirme a sua participação enviando um e-mail para imprensa@agua.org.br, até terça-feira, 7 de dezembro.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo