Dia Mundial do Meio Ambiente: Lançamento do Programa de Revitalização do Rio Jaguari

Lançamento aconteceu na manhã dessa segunda-feira (05), em Limeira (SP), com a presença do Presidente da entidade, Mario Botion.

O Consórcio PCJ, em homenagem às celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nessa segunda-feira, dia 05 de junho, lançou o Programa de Revitalização da Bacia do Rio Jaguari, focado em três eixos de ação: macrodrenagem, saneamento básico e reflorestamento ciliar. O lançamento do programa do Consórcio aconteceu nessa manhã, no Paço Municipal de Limeira (SP), no jardim do Edifício Prada, durante evento que abriu as atividades da Semana do Meio Ambiente na cidade, com o também lançamento do Programa Recicla Ação, e com a presença do Presidente do Consórcio PCJ e prefeito municipal de Limeira, Mario Botion.

A Bacia do Rio Jaguari é um manancial estratégico para a região das Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), já que é nessa bacia hidrográfica que estão sendo construídas as Barragens de Duas Pontes, em Amparo (SP), e Pedreira, em Pedreira (SP), que irão regularizar até 9 m³/s adicionais para a nossa região.

“O programa busca preservar e recuperar o Rio Jaguari para dar sustentabilidade hídrica às cidades que dependem desse manancial para o seu abastecimento, além de auxiliar os municípios no atendimento do tratamento de esgoto, previsto pelo Plano de Bacias, e fazer interlocução com o Governo de São Paulo para garantias que as represas de Amparo e Pedreira sejam concluídas e ampliar a disponibilidade de água para a nossa região”, atentou durante o evento, o Presidente do Consórcio PCJ, Mario Botion.

O programa irá constituir em até 30 dias um grupo de trabalho, que será composto pelos representantes dos munícipios que integram a Bacia do Rio Jaguari, para fazer um mapeamento de como está o atendimento das metas do Plano das Bacias PCJ, com horizonte até 2035, e formas de cooperação para intensificar as atividades, tendo como base os três eixos de ação do Programa (Macrodrenagem, reflorestamento ciliar e proteção de nascentes, e saneamento básico). O objetivo é que com o apoio da Família PCJ (Agência de Bacias PCJ, Comitês PCJ, Consórcio PCJ e ARES-PCJ), auxiliar os municípios nas ações de preservação e revitalização.

Segundo o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, o programa vai buscar o apoio e participação dos setores público e privado para as atividades do programa, já que a Bacia do Jaguari é um local estratégico, com grandes municípios e empresas dependentes da água desse manancial. “Vamos estabelecer acordos com prefeituras, empresas e órgãos públicos para unir esforços para a preservação do Rio Jaguari e de sua Bacia Hidrográfica”, atentou Lahóz.

Legenda: Mário Botion, prefeito de Limeira e Presidente do Consórcio PCJ, durante lançamento do Programa de Revitalização do Rio Jaguari

O Presidente Mario Botion, enfatizou, também, a importância dos municípios que compõe a Bacia do Jaguari a participarem do grupo técnico que será formado. “Agora, entramos na fase de sensibilização dos prefeitos da região, que fazem uso, direto e indiretamente, do Jaguari a participarem do grupo técnico para avançarmos na revitalização, na melhoria da qualidade e quantidade da água do Rio Jaguari”, disse.

Mais informações e detalhes do programa serão divulgados no site www.agua.org.br

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo