Dia Mundial da Água: Consórcio PCJ e AESabesp realizam Webinar sobre Mudanças Climáticas

Evento aconteceu em comemoração ao Dia Mundial da Água

Durante a tarde da última quinta-feira, 21, o Consórcio PCJ realizou, em parceria com AESabesp, o Webinar: “Desafios da gestão da água frente às mudanças climáticas”. O evento foi transmitido ao vivo, e fez parte do Seminário Internacional da Água, realizado pela Diretoria Sociambiental e Cultural da AESabesp, feito para comemorar o Dia Mundial da Água.

O secretário Executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz mediou o webinar e explicitou a necessidade de ir além em um plano de bacias hidrográficas atualmente: “não basta ter um planejamento perfeito que englobe apenas desperdícios, proteção de nascentes, reúsos dos efluentes domésticos. Hoje nós precisamos de um planejamento diferenciado que esteja apto a abordar eventos extremos”, completou.

Ao todo foram três palestrantes: o primeiro foi Roberto Olivares, Presidente da Rede Latino Americana de Organismos de Bacias (RELOB), que apresentou “como as mudanças climáticas estão impactando o o gerenciamento de recursos hídricos na América Latina”.

Na ocasião, Olivares também apresentou propostas do México em relação aos eventos extremos e alertou “este assunto se trata da sobrevivência da raça humana, essas decisões e gestão estão nas nossas mãos”.

Logo após foi a vez de Eric Tardieu, Secretário Geral da Rede Internacional de Organismo de Bacias (RIOB) que apresentou o tema “Bacia Hidrográfica na mitigação dos reflexos das mudanças climáticas na disponibilidade hídrica mundial”.

Tardieu exibiu alguns projetos de combate às mudanças climáticas, que possuem auxílio de tecnologias espaciais para auxiliar estações de monitoramento na terra e lembrou que a pauta irá continuar no 10º Fórum Mundial da Água, que acontece em maio deste ano, em Bali, na Indonésia.

Lupércio Ziroldo Antônio, Presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB) também participou, trouxe a reflexão sobre o tema e pontuou: “Temos de ser mais resilientes, é fundamental que neste momento as soluções para o sucesso da nossa gestão da água venha a partir de integração das ações. Não podemos mais trabalhar de forma isolada, todos os setores precisam trabalhar de forma integrada, afinal a água é o insumo que todos são impactados.”

O evento está disponível no canal do Youtube da AESabesp pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=_ppr4Oyjyb4

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo