Dia da Árvore: Vinhedo promove plantios no entorno do reservatório municipal

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado na última quinta-feira, dia 21, a Prefeitura do município associado de Vinhedo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, promoveu o plantio de adensamento com espécies atrativas de fauna na Represa II. A atividade contou com estudantes da Rede Municipal de Ensino e foi realizada nas proximidades de uma nascente.
Um dia antes, na quarta-feira (20), a Prefeitura promoveu a doação de árvores frutíferas nativas e Ipês Brancos para escolas estaduais e municipais de Vinhedo. O Ipê Brando é a árvore símbolo do Consórcio PCJ, por representar a paz, a harmonia e a integração regional, temas que são a missão da entidade.

A floração do ipê-branco dura, em média, quatro dias (quando não, menos), enquanto as espécies de outras cores (roxa e amarela, sobretudo), vão de uma semana a dez dias.

Com uma flor rara e também efêmera, não há quem não admire esta árvore-neve a contrastar na paisagem. Em campo aberto então, difícil passar incólume diante de sua beleza. Floresce entre agosto e outubro.

Não é à toa que é amplamente utilizada no paisagismo de jardins, praças e ruas. Soma-se a isso, tem a praticidade de seu tamanho (adequado à arborização urbana, tanto que não prejudica as fiações da iluminação pública).

Até a sua madeira, macia e de superfície lustrosa, tem lugar nos interiores. Serve para os acabamentos internos na construção civil. Produz anualmente grande quantidade de sementes, que são dispersas pelo vento. É conhecida também por pau-d’arco e ipê-do-cerrado.

Uma curiosidade sobre a arvore do Ipê, é que ela já foi considerada árvore símbolo de nosso pais. Porém, uma lei veio declarar o Pau Brasil como arvore a se tornar símbolo nacional brasileiro. E nesta mesma lei a flor do Ipê, ganhou o título de flor símbolo nacional do Brasil.

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

Com o plantio simbólico do Ipê Branco, Vinhedo também foi uma das cidades a aderir à campanha “Dia da Árvore – Um Fórum a ser lembrado”, lançado pelo Consórcio PCJ em comemoração ao Dia da Árvore e à realização do 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em Brasília (DF), em março de 2018, pela qual a entidade propôs aos seus associados e parceiros a realização de plantio de uma ou mais mudas de árvores para marcar essa tão importante data, nomeando-as com alguma meta de sustentabilidade hídrica futura.

20170920_103335 20170920_100511 DSCN6216 DSCN6213 20170921_140707

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apoio texto e fotos: Secretaria do Meio Ambiente de Vinhedo

 

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo