Dia da Árvore: Sumaré promove plantio no horto da cidade

Comemorando o Dia da Árvore e buscando incentivar a população a cuidar do meio ambiente, a Prefeitura de Sumaré, associada ao Consórcio PCJ, promoveu na última quinta-feira, dia 21, o plantio de novas árvores no Horto Florestal, a principal área verde do município. A atividade integra o projeto “Replantar” e foi realizada por alunos da Escola Municipal Mundo Alegre da Criança, junto do prefeito Luiz Dalben, do vice-prefeito, Henrique Stein (que também é o secretário municipal de Meio Ambiente), e do secretário municipal de Serviços Públicos, Eder Ruzza. Com este plantio, agora já são 23 mil mudas plantadas em Sumaré este ano.
“Plantamos árvores nativas, frutíferas e também um pau-brasil, que foi doado pelo Consórcio PCJ. O objetivo é conscientizar nossas crianças desde cedo sobre a importância de preservar e cuidar do meio ambiente e da nossa cidade. Elas ainda puderam conhecer um pouco mais do nosso Horto Florestal, que estamos recuperando por meio do projeto Replantar. Garantir o desenvolvimento sustentável de Sumaré, envolvendo toda a comunidade neste processo, é um dos principais compromissos do nosso governo”, explicou Dalben.

Segundo o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, o replantio no Horto Florestal visa preservar as reservas de água no município, uma vez que as represas existentes no local são mananciais de abastecimento da população. “Além disso, as novas árvores também garantem a biodiversidade. São dezenas de espécies diferentes plantadas, que vão atrair novas aves e animais”, atentou Stein.

No próximo domingo, dia 24, o plantio em comemoração ao Dia da Árvore prossegue com o grupo de jipeiros Guerreiros 4×4 de Sumaré e o Rotary Club, também no Horto Florestal.

Em nove meses de governo, o projeto Replantar já garantiu mais de 23 mil novas mudas em Sumaré, inclusive em pontos que eram utilizados para o descarte irregular de entulhos e antigas ocupações irregulares em áreas de preservação permanente. O projeto, idealizado pelo prefeito Luiz Dalben, visa plantar cerca de 180 mil novas árvores até 2020.

Com o plantio simbólico do Pau-Brasil, Sumaré também foi uma das cidades a aderir à campanha “Dia da Árvore – Um Fórum a ser lembrado”, lançado pelo Consórcio PCJ em comemoração ao Dia da Árvore e à realização do 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em Brasília (DF), em março de 2018, pela qual a entidade propôs aos seus associados e parceiros a realização de plantio de uma ou mais mudas de árvores para marcar essa tão importante data, nomeando-as com alguma meta de sustentabilidade hídrica futura.

_MG_3802 _MG_3842

 

 

 

 

 

 

Apoio texto e fotos: Secretaria Municipal de Comunicação de Sumaré

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo