Dia da Árvore é comemorado em Americana (SP) no balão do Arno com o apoio do Consórcio PCJ na doação de mudas de Ipês

O Consórcio PCJ, por meio do Programa de Proteção aos Mananciais (PPM), distribuiu no dia 21 de setembro, Dia da Árvore, 100 mudas de Ipês divididas nas espécies branco, roxo e amarelo, durante a “Festa da Primavera”, organizada pelo grupo “Amigos do Balão do Arno” que reuniu mais de 300 pessoas na Praça da Bandeira, em Americana (SP).

O Evento contou com apresentações culturais da Associação Agostinho de Cultura e Editora Adonis, ao som do “Samba da Maria”, além da participação especial da street jazz band “Time Jazz”. 

A “Festa da Primavera” relembrou a importância da preservação da Praça da Bandeira (Balão do Arno) com o resgate histórico relatado pelos convidados. A iniciativa transformou o espaço próximo ao Coreto em um ambiente para troca de experiências entre os Amigos do Balão do Arno, que postaram textos, histórias, poesias, fotos, desenhos, ilustrações e demais referências geográficas que envolvem a famosa praça americanense. O evento da noite do último sábado se transformou em um descontraído ponto de encontro entre os moradores locais, que convivem há muito tempo nos arredores do Balão do Arno.

O secretário de Serviços Urbanos de Americana, Allan Jonas Duarte participou da festividade e ressaltou a importância de eventos como esse na preservação ambiental no município de Americana, e destacou o significado do replantio da árvore Flamboyant  na Praça da Bandeira, aquisição que teve o apoio de mais de 170 colaboradores, entre comunidade, empresas e poder público. “É um vínculo importante, pois estamos falando de moradores antigos, grandes amigos que lutam pela preservação de um lugar com imenso carinho. A prefeitura de Americana tem o orgulho de ajudar esse tipo de iniciativa”, ressaltou o secretário. 

Um dos organizadores do evento, o fotógrafo Juarez Godoy enfatizou o sucesso que as 100 mudas doadas pelo Consórcio PCJ alcançou entre os participantes de todas as idades e agradeceu a participação da entidade. “Por tudo que o Consórcio PCJ representa na preservação do meio ambiente e pelo nome carrega na região, a participação com a distribuição de mudas foi um ganho extraordinário para nossa festa”, comentou Juarez, que ainda completou. “Foi gratificante ver as pessoas saindo com as pequenas plantas de Ipês”. 

SOBRE O BALÃO DO ARNO

O Sr. Arno Tognetta, era comerciante, proprietário da Casa Santo Antônio, estabelecimento do ramo de secos e molhados, situado na Rua 30 de julho onde hoje está localizado o Santuário de Santo Antônio. Foi também diretor do Rio Branco Esporte Clube e leiloeiro nas festas do padroeiro. No início dos anos 50, o Sr. Arno mudou a Casa Santo Antônio para a Praça da Bandeira nº 51 e virou ponto de referência daquela localidade que acabou dando nome ao local como é popularmente conhecido até os dias de hoje – “Balão do Arno”.

Na confluência das Ruas Fortunato Faraone e Padre Epifânio Estevam no Bairro Girassol, encontra-se a rotatória denominada Praça da Bandeira “Balão do Arno” que a partir de 1953 com a instalação do armazém do Sr. Arno, tornou-se um ponto de referência do bairro. 

SOBRE O PPM

O Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ já plantou 3,7 milhões de árvores às margens dos rios da região, contribuindo para a qualidade e quantidade da água. A entidade em cada ação de reflorestamento enfatiza a importância de se criar uma cultura conservacionista na sociedade que vai além do plantio de mudas efetivamente.

 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo