Dia da Árvore: Consórcio PCJ promove plantios nas Bacias PCJ para lembrar a data e o Fórum Mundial da Água

O Consórcio PCJ lançou na última semana campanha em comemoração ao Dia da Árvore e à realização do 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em Brasília (DF), em março de 2018, tendo como título “Dia da Árvore – Um Fórum a ser lembrado”, pela qual a entidade propõe aos seus associados e parceiros a realização de plantio de uma ou mais mudas de árvores para marcar essa tão importante data, nomeando-as com alguma meta de sustentabilidade hídrica futura.
Hoje, dia 21 de setembro, o Consórcio realizou o plantio de 70 mudas nativas em Nova Odessa (SP), com a presença do prefeito municipal e Presidente da entidade, Benjamim Bill Vieira de Souza, ao lado da equipe técnica e de demais convidados da prefeitura.

Bill atentou para a importância de revitalização das áreas públicas. “Locais que muitas vezes recebiam restos de materiais de construção e entulhos, agora estamos limpando e usando-a para iniciar um bosque que no futuro vai fazer que nossa cidade fique mais elegante”.

O Presidente destacou ainda a necessidade de proteger nascentes, rios e ribeirões para a ampliação da oferta hídrica. “Nossa maior preocupação é manter nossas nascentes e rios despoluídos, tendo como lema exatamente isso: ter disponibilidade de água em quantidade e reserva-la, essa que é uma orientação do Consórcio PCJ aos municípios”.

O secretário executivo da entidade, Francisco Lahóz, lembrou da importância de se lembrar datas como essa e também a oportunidade de engajar a todos nos preparativos para o 8º Fórum Mundial da Água. “Lembremos nessa data da importância das árvores para a disponibilidade hídrica e também as batizando em nome da realização do Fórum Mundial da Água”, disse.

“As árvores possuem muitos benefícios para a comunidade, desde a beleza da arborização, com sombras para descanso, como refletem na melhora da qualidade das águas de nossos rios”, destacou o coordenador do Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ, Guilherme Valarini.

A secretária de meio ambiente de Nova Odessa, Fernanda Dagrela, destacou que o município realizará mais plantios durante esse mês, ampliando assim as áreas recuperadas.

Além de Nova Odessa, solicitaram apoio no fornecimento de mudas as cidades de Valinhos, Vinhedo e Sumaré, além da empresa associada Petrobras/Replan, em Paulínia. Os municípios e empresas associados que tenham interesse em mudas para o plantio simbólico podem pedir pelo e-mail ppm@agua.org.br ou pelo telefone (19) 3475 9409. O Consórcio PCJ sugere o plantio de mudas de Ipê branco – árvore símbolo da entidade – ou de Pau-Brasil, espécie nativa de nosso país, em homenagem ao Fórum Mundial da Água.

Confira as fotos em: https://agua.org.br/dia-da-arvore-plantio-de-mudas-nativas-em-nova-odessa/

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo