Delegação Norte-americana conhece ações do Consórcio PCJ

  • Home
  • Notícias
  • Delegação Norte-americana conhece ações do Consórcio PCJ

 

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), o Consórcio PCJ recebeu no dia dois de Junho uma delegação norte-americana do estado de Montana para trocar experiências, conhecer o trabalho que a entidade realiza na preservação e recuperação dos mananciais nas Bacias PCJ. Os visitantes ficaram entusiasmados com os programas desenvolvidos em prol dos recursos hídricos e do meio ambiente.

 

O engenheiro americano, Timothy McGuire, se impressionou com o trabalho realizado pelo Consórcio, destacando a Gestão das Bacias e o projeto da Casa Modelo Experimental. “Os programas de gestão das águas e todo trabalho que vocês estão fazendo em prol do meio ambiente merecem destaque.”, disse McGuire, apoiado pelos colegas Ari Jewell e Stephanie Hellekson.

 

Durante a visita, os americanos assistiram a uma palestra ministrada pelo Coordenador de Projetos, Guilherme Valarini, e pelo gerente técnico do Consórcio, Alexandre Vilella, que abordaram assuntos relativos à situação das bacias PCJ e os trabalhos realizados pela entidade para sua melhoria, através de seus 13 programas.  “A palestra foi muito proveitosa. Os americanos elogiaram as iniciativas do Consórcio PCJ e demonstraram bastante interesse pelo Programa de Proteção aos Mananciais e pelo Programa de Educação Ambiental”, comentou Valarini.

 

Para Vilella, a visita dos americanos expande o conhecimento ambiental proporcionado pela entidade. “O Programa de Cooperação Institucional visa exatamente o intercâmbio de experiências, pois, além de promover o trabalho da entidade, possibilita o conhecimento de outras realidades e possíveis soluções para as bacias PCJ”, salientou.

 

Após a palestra, os visitantes conheceram as instalações da Casa Modelo onde tiraram fotos e aprovaram a iniciativa e os benefícios gerados pelo projeto na educação ambiental. “A Casa Modelo é uma ótima ferramenta de ensino na educação ambiental para as crianças”, afirmou McGuire.

O Consórcio PCJ possui projeto de visitas internacionais. Em 2009, uma delegação argentina também visitou a entidade, além de representantes do Instituto Alemão para a Aplicação da Gestão de Fluxos Materiais (IFAS – na sigla em inglês). Também visitaram a entidade membros da Rede Latino Americana de Organismos de Bacias (Relob) e uma delegação australiana e outra canadense. O Consórcio PCJ em seus 20 anos é considerado modelo no âmbito de Brasil, para assuntos relacionados à Gestão dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente.

  Assessoria de Comunicaçaõ – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Os Comitês PCJ promovem nessa sexta-feira, no dia 17 de novembro, Seminário em comemoração aos 30 anos da entidade, no Teatro Erotides, localizado no Engenho Central de Piracicaba. O evento que é aberto ao público tem como tema: “Comitês PCJ 30 anos – Avanços e Perspectivas na Gestão dos Recursos Hídricos” e contará com a […]
Na manhã desta quinta-feira, 16 de novembro, o Consórcio PCJ, recebeu em sua sede na cidade de Americana (SP), a visita do Secretário Geral da Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB), Erick Tardieu, que conheceu as instalações da entidade, em especial a Casa + Sustentável, e discutiu sobre novas parcerias. A RIOB é uma […]
Pular para o conteúdo