DAEV substituirá mais 4.000 hidrômetros a partir da terça-feira, 3 de novembro

Técnicos do Departamento de Águas e Esgotos do município associado de Valinhos (DAEV) iniciam na próxima terça-feira, dia 3 de novembro, a substituição de mais 4.000 hidrômetros com prazo de validade vencido em todas as regiões da cidade. Os serviços são gratuitos e fazem parte do programa retomado em 2013 de combate a perdas de água e de receita. Desde 2013, já foram feitas trocas preventivas de 12.000 unidades, instalados 2.000 em novas ligações e 4.300 por problemas no equipamento, totalizando 18.300 medidores.
A medida tem como objetivo a melhoria constante da qualidade da micromedição e atende à Portaria Nº 246, de 17 de outubro de 2000, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que recomenda a troca do equipamento com mais de cinco anos de uso.

A substituição será feita de segunda a sábado, das 8 às 17 horas. A entrada de técnicos no imóvel somente será necessária caso o relógio ainda esteja instalado em cavaletes. Mas os técnicos do DAEV não precisarão entrar nas residências equipadas com caixa padrão no muro e o relógio voltado para rua.

O hidrômetro, mais conhecido como o relógio da água, é o aparelho que mede e registra o volume de água consumido, portanto, é muito importante que estejam em bom funcionamento para que o usuário possa acompanhar o consumo e, em caso de vazamento, possibilita enxergá-lo mais rapidamente, ao observar os ponteiros girando mesmo com todas as torneiras fechadas.

“A substituição dos equipamentos antigos contribui para a redução e controle de perdas. Afinal, promove a cobrança justa tanto para o consumidor quanto para o DAEV. Com a continuidade dos trabalhos, a Autarquia terá feito a substituição preventiva de 12.000 hidrômetros”, afirma o presidente do DAEV, Luiz Mayr Neto.

O novo medidor possui a mais alta tecnologia e foi testado e aprovado pelo Inmetro. Depois da troca, o usuário fica responsável pela guarda e conservação do equipamento. Como qualquer outro aparelho de precisão, o equipamento está sujeito a eventuais desgastes que podem comprometer o seu bom funcionamento. Eles registram, sem burocracia e instantaneamente, o volume de água e, com isso, promove a cobrança justa tanto para quem distribui, quanto para quem recebe pela água.

Manutenção preventiva

Para manter o padrão da prestação dos serviços e o nível de satisfação dos clientes e, ainda, garantir uma medição correta do volume da água consumida nos imóveis, o DAEV executa, rotineiramente, manutenções corretivas e preventivas em seu parque de hidrômetros. A execução deste serviço é de total responsabilidade da Autarquia e não representa custo para o consumidor.

A manutenção corretiva corresponde à substituição dos aparelhos que apresentam algum impeditivo de apuração do volume, como vazamentos, travamentos, que estejam danificados ou com vidros embaçados. Já a manutenção preventiva tem como alvo os aparelhos antigos e/ou defasados tecnologicamente, que não registram mais fielmente a quantidade de água consumida.

O Programa de Saneamento e Racionalização do Consórcio PCJ

Avançar com os índices de saneamento básico nas Bacias PCJ significa encontrar novas alternativas hídricas para a região, que passa por uma das piores crises de disponibilidade de água da história. Antevendo a esse cenário, em 1998, o Consórcio PCJ criou o Grupo Regional de Combate às Perdas Hídricas, composto pelos serviços de abastecimento dos municípios associados à entidade, que busca encontrar soluções conjuntas para os desafios da universalização do saneamento básico. Por meio do Programa de Saneamento e Racionalização, o Consórcio PCJ auxilia os municípios com projetos, consultoria técnica e troca de experiências. Essa iniciativa rendeu à entidade, em 2001, o Prêmio Melhores Práticas em Gestão dos Recursos Hídricos, promovido pela Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Estado de São Paulo, entre outros prêmios.

Texto: Apoio Assessoria de Imprensa DAEV

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

14 de novembro de 2025

Sistema Cantareira opera com 23,3% de volume útil, o menor patamar dos últimos cinco anos para o mês de outubro, e segue na “Faixa 4…

11 de novembro de 2025

Categoria é voltada às instituições de Educação Básica localizadas em municípios associados ao Consórcio PCJ Os projetos “Refloresta”, da E.E. Comendador Emílio Romi (Santa Bárbara d’Oeste), Vozes…

11 de novembro de 2025

Evento que teve início nesta segunda-feira, 10, reúne líderes globais para discutir soluções integradas de adaptação, resiliência e segurança hídrica. A Conferência das Nações Unidas…

Pular para o conteúdo