DAEV, Prefeitura de Valinhos e Consórcio PCJ discutem Piscinões Ecológicos

  • Home
  • Notícias
  • DAEV, Prefeitura de Valinhos e Consórcio PCJ discutem Piscinões Ecológicos

Proposta contribui para evitar cheias e alimentar o lençol freático no período de seca

O Consórcio PCJ participou de reunião sobre a implantação de piscinões ecológicos, no dia sete de dezembro, com o presidente do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), Pedro Inácio Medeiros,  com o prefeito municipal, Orestes Previtale, que também é vice-presidente do Consórcio para o Programa de Ampliação da Disponibilidade Hídrica. Ainda participaram do encontro a vice-prefeita, Laís Helena, membros da equipe técnica do DAEV, secretários e diretores da Prefeitura Municipal de Valinhos.

Para o presidente do DAEV, “o resultado da reunião foi muito positivo. Nós montamos um plano de trabalho com os técnicos da Prefeitura de Valinhos e do DAEV que vão trabalhar em conjunto com o PCJ para colocar em prática a proposta de drenagem urbana”, disse Medeiros.

As mudanças climáticas estão intensificando a ocorrência de eventos hidrológicos extremos (enchentes e secas). Entre as ações foram citadas a implantação de bacias de retenção em área rural e piscinões ecológicos na área urbana (tais ações funcionam como um reservatório provisório que retém a água durante o período de chuva para evitar enchentes).

Os piscinões ecológicos são uma excelente alternativa para solucionar os problemas gerados por enchentes nas áreas urbanas dos municípios, além de ser uma importante estratégia para armazenar água para o período de secas. A proposta foi desenvolvida pelo Consórcio PCJ durante a crise hídrica de 2014/2015, que causou sérios problemas às Bacias PCJ.

“Estamos aqui para somar esforços e, juntamente com Valinhos, procurar soluções para oferecer maior qualidade de vida para a cidade”, comentou na ocasião o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz. Segundo ele, é com planejamento que se combate as enchentes e, ao mesmo tempo, recarrega os lençóis freáticos. “Além dos benefícios para a população e o meio ambiente, é uma oportunidade também para gerar empregos”, comenta Lahóz.

A reunião aconteceu na Prefeitura, e teve como objetivo identificar áreas para a implantação de um projeto piloto de Piscinões Ecológicos.“Vamos estreitar relações com o Consórcio PCJ, o DAEV e a Prefeitura de Valinhos para buscar novos investimentos que diminuam os estragos causados por pelas chuvas aqui no município”, disse o prefeito Orestes Previtale.

Apoio Texto: ASSCOM/DAEV

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Os Comitês PCJ promovem nessa sexta-feira, no dia 17 de novembro, Seminário em comemoração aos 30 anos da entidade, no Teatro Erotides, localizado no Engenho Central de Piracicaba. O evento que é aberto ao público tem como tema: “Comitês PCJ 30 anos – Avanços e Perspectivas na Gestão dos Recursos Hídricos” e contará com a […]
Na manhã desta quinta-feira, 16 de novembro, o Consórcio PCJ, recebeu em sua sede na cidade de Americana (SP), a visita do Secretário Geral da Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB), Erick Tardieu, que conheceu as instalações da entidade, em especial a Casa + Sustentável, e discutiu sobre novas parcerias. A RIOB é uma […]
Pular para o conteúdo