DAEE publicará na próxima semana edital de licitação dos projetos Executivos das barragens em Amparo e Pedreira

A construção dos reservatórios nas cidades de Amparo e Pedreira, no interior do Estado de São Paulo, avança para a segunda etapa de estudo. Segundo o superintendente do Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE), Alceu Segamarchi, na próxima semana, entre os dias 12 e 16 de agosto, será publicado o edital de licitação dos projetos executivos das duas barragens. A afirmação foi feita durante a primeira reunião oficial sobre a renovação da outorga do Sistema Cantareira, que aconteceu na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF), no dia sete de agosto.

A barragem de Amparo (SP), por onde passa o Rio Camanducaia, chamada de Duas Pontes, terá capacidade de armazenamento estimada em mais de 43 bilhões de litros de água. A outra que fica em Pedreira (SP), no Rio Jaguari, estima-se que armazenará mais de 32 bilhões de litros.  A título de comparação, a Represa Cachoeira do Sistema Cantareira, tem capacidade de armazenar mais de 70 bilhões de litros de água numa área de 8,69 km2.

Os dois reservatórios deverão regularizar um incremento na vazão das bacias PCJ de até 7 m3/s. Essa vazão somadas às vazões de 12 a 15 m3/s que a Diretoria do Consórcio PCJ está solicitando na renovação da outorga do Sistema Cantareira são essenciais para garantir a sustentabilidade hídrica para o desenvolvimento da região.

O projeto básico, realizados pela empresa Projectus, foi entregue aos Comitês PCJ no mês de junho, que por sua vez efetuou a entrega no dia 30 de julho, ao secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, e ao DAEE que vão subsidiar o projeto executivo da obra e os estudos de impacto ambiental (EIA), o que deve ocorrer no segundo semestre de 2013.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo