Dados preliminares apontam para mais de 137 mil alunos capacitados pela Semana da Água 2012

Projeto do Consórcio PCJ teve como tema para esse ano a Rio+20, a conferência sobre desenvolvimento sustentável da ONU

O Consórcio PCJ apresentou nessa terça-feira, dia 06, durante o Seminário de Avaliação Regional do Projeto Semana da Água 2012, os resultados obtidos com a execução do projeto, que nesse ano teve como tema as discussões sobre a Rio+20, a Conferência sobre desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Dados preliminares confirmam que 137.326 alunos foram capacitados, em 26 municípios.

“Esses dados são preliminares, pois, ainda existem municípios que aplicaram a Semana da Água, mas não nos enviaram o livro de bordo em que contém as atividades desenvolvidas, quantidades de alunos capacitados e professores envolvidos, o que deverá elevar o número de pessoas atendidas pelo projeto”, comenta a gerente de Gestão e Sensibilização e coordenadora do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ, Andréa Borges.

A vice-presidente do Programa e prefeita de Piracaia (SP), Fabiane Santiago, esteve presente ao seminário e se despediu do projeto, tendo em vista que seu mandato de prefeita termina nesse ano. “Encerro um ciclo de quatro anos do meu mandato, deixando uma sementinha que é a proposta do tema da Semana da Água 2013, aprovada pela diretoria do Consórcio PCJ, que será o Sistema Cantareira e a renovação da sua outorga”, disse ela.

Fabiane ainda completou enaltecendo o tamanho e a importância da Semana da Água e do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ. “O nosso programa é um modelo copiado no mundo inteiro”, comentou.

O Seminário de Avaliação ainda contou com a apresentação de teatro dos alunos da rede pública de Santa Bárbara d’Oeste. O CIEP Padre Vitório apresentou a peça “Água é Vida”, enquanto o CIEP Leonel de Moura Brizola apresentou a peça “A flor que não queria água”. Ambas as escolas foram escolhidas para fazer a abertura da Semana da Água daquele município, num concurso de teatro, em que concorreram  todas as escolas do município.

Ao final os interlocutores se reuniram em grupos para discutir os pontos positivos e negativos do projeto em 2012, com a presença da bióloga e professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Adriana Braga, que proferiu ao final uma palestra inspiradora.

Com base nos depoimentos que apontaram para a necessidade de mais horas de atividades práticas para 2013, Adriana sugeriu “a cada município produzir uma oficina prática para apresentar a todos os participantes do projeto”, disse.

Adriana ainda completou comentando sobre a produção de mais materiais de divulgação do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ. “Vocês tem um material que não existe, é muito conteúdo. Não faltarão editoras para produzir um livro sobre as atividades que estão sendo feitas aqui nas Bacias PCJ. Essa experiência tem de ser levada para Brasília, ao Ministério da Educação, para saberem o que se faz com a educação nessa região”, pontuou ela.

O projeto Semana da Água – 2012 capacitou até o momento 137.326 alunos, 7.737 educadores, em 26 municípios. Mais uma vez o município de Hortolândia (SP) foi o que mais teve alunos atendidos pelo projeto, com 24.498 estudantes capacitados e 1.772 professores.

Este ano o Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, concedeu certificado “Destaque do Ano” às três melhores propostas de atividades dos municípios participantes da Semana da Água. Receberam a premiação os municípios: Bragança (SP), Limeira (SP) e Piracaia (SP). 

Também foi concedida menção honrosa pelo trabalho aplicado os municípios: Hortolândia (SP), Rio Claro (SP) e Extrema (MG).

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo