Curso sobre operação e preenchimento de informações no SICONV será oferecido pelo Consórcio PCJ nos dias 25 e 26 de julho

Inscrições ainda podem ser feitas pelo telefone (19) 3475 9407 e pelo e-mail ligia@agua.org.br

O Consórcio PCJ promoverá nos dias 25 e 26 de julho o curso sobre operação do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (SICONV). O sistema é a ferramenta que reúne e processa informações sobre as transferências de recursos do Governo Federal para órgãos públicos e privados sem fins lucrativos. O curso será ministrado pelo treinador do Serviço de Processamento de Dados do Governo Federal (SERPRO), José Itamar Corrêa da Paz.

O SICONV foi oficialmente criado por meio da portaria Interministerial Nº 127, de 29 de maio de 2008, que também tornou obrigatória sua utilização como instrumento único para a formalização, execução, acompanhamento, prestação de contas e informações acerca de tomada de contas especial dos convênios, contratos de repasse e termos de parceria.

Ainda que um dos objetivos do sistema seja o de desburocratizar o setor, eliminando papel de grande parte do processo e centralizando as informações sobre todos os programas oferecidos pela União, o SICONV causa dúvidas no processo de preenchimento das informações e operação do sistema por parte dos pleiteadores de recursos.

Pensando nisso, o Consórcio PCJ, dando continuidade ao seu plano de trabalho do curso de fontes de captação de recursos, buscou o SERPRO para viabilizar o curso sobre o SICONV. “Este é um curso fundamental para todos que queiram buscar recursos no Governo Federal. Ter um bom embasamento sobre a operação do sistema facilita no processo de pesquisa dessas fontes”, atenta a coordenadora de projetos e responsável pela organização do curso, Ligia Cepeda.

O curso será totalmente prático, com instruções de todas as etapas do SICONV, desde o cadastramento de entidades, busca por fontes de recursos, registros de projetos, licitações e prestação de contas.

Ligia ainda acrescenta que “o curso vem completar a iniciativa pioneira do Consórcio PCJ, iniciada em 2011, com a capacitação de municípios e empresas consorciadas na captação de recursos, que também contou com a participação de ONGs e entidades das bacias PCJ”, diz ela.

No curso foram apresentadas cerca de 60 fontes de financiamento. Durante o ano passado inteiro foi criada uma rede de informações sobre acesso a essas fontes, e disseminadas aos participantes. “E ainda virão mais novidades. Estamos atentos a possíveis novas fontes e buscando atualizar os participantes sobre o acesso às mesmas”, atenta Lígia.

O curso sobre o SICONV acontece na Faculdade de Jaguariúna (FAJ), localizada na rua Amazonas, Nº 504, nos dias 25 e 26 de julho, das 8h às 17h. As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas pelo telefone (19) 3475 9407 e pelo e-mail ligia@agua.org.br. Mais informações pelo site www.agua.org.br

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo