Curso de Viveiros aborda produção ideal de mudas e dificuldades do setor

O Consórcio PCJ, no âmbito do Programa de Proteção aos Mananciais, realizou na última terça-feira, dia 26 de novembro de 2013, em Piracicaba (SP), a 3ª Edição do Curso de Capacitação sobre Produção de Mudas em Viveiros Florestais, que abordou sobre a implantação de viveiros e as melhores formas de produção de mudas. Os mais de 60 participantes de 23 municípios diferentes, também puderam realizar uma visita técnica ao viveiro municipal de Piracicaba.

Os inscritos contaram com palestras de especialistas no assunto, como por exemplo, o Engenheiro Agrônomo, José Carlos Perdigão, que possui um viveiro no município de Campinas (SP) e destacou a importância de um bom planejamento para a construção de Viveiros Florestais.

“Sem planejamento para a implantação do viveiro, um dos riscos que se corre é o ataque de doenças como fungos, que ocorrem se a área não for bem drenada e apresentar inundações, ocasionando excesso de umidade no local escolhido, produzindo, assim, mudas sem qualidade, que consequentemente vão afetar a eficácia dos projetos de reflorestamento” disse ele.

Perdigão ainda deu dicas de como facilitar o trabalho na hora do plantio. “O método Rocambole, que se trata de enrolar até 50 mudas de tubete num plástico, exige um pouco mais de tempo na hora do preparo ainda no viveiro, mas pelo menos o trabalhador vai estar em um lugar coberto e não de baixo de sol tendo que escolher qual muda vai plantar e não haver espécies iguais próximas uma das outras. No campo esse método rende”, explicou.

A Engenheira Agrícola e responsável pelo viveiro de Piracicaba, Clementina Rossin, comentou alguns dos desafios encontrados no dia-a-dia, como por exemplo, controlar o planejamento do que é produzido e o que sai de mudas do viveiro para os plantios, que oscilam durante o ano, além de destacar a dificuldade de aumentar a diversidade de espécies produzidas.

Para Clementina, a parceria com o Consórcio PCJ foi fundamental para garantir a qualidade das mudas que são produzidas no viveiro da cidade. “Com a parceria que foi firmada em 1995 nós podemos desenvolver atividades de Educação Ambiental com as crianças das escolas da cidade, além de contar com a ajuda do Consócio para obtermos saquinhos, sementes, entre outros materiais”, disse.

A última palestrante foi a Engenheira Ambiental da CETESB de Piracicaba, Denise Dedini, que abordou as alterações do código florestal e entre elas destacou que as Áreas de Preservação Permanente (APP), como é o caso das matas ciliares, sofreram alterações no que diz respeito a sua recuperação, pois anteriormente os proprietários rurais não eram obrigados a recuperar e com a nova lei agora todos serão, após a implantação do Programa de Recuperação Ambiental – PRA pelos estados.

O Curso já permitiu a troca de experiências entre mais de 210 participantes em suas 3 edições e tem como objetivo fomentar e capacitar operadores de viveiros florestais, proporcionando a implantação de novos viveiros, ampliação daqueles já existentes e principalmente a troca de experiências entre os participantes.

Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ tem mais de 22 anos de atuação e já plantou 4 milhões de mudas nativas em áreas de matas ciliares dos rios que cruzam as Bacias PCJ. O programa muito mais que plantar mudas, tem como foco de atuação a implantação de uma cultura preservacionista na sociedade. 

 

Assessoria de comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo