Curso de Captação de recursos é lançado e próximo módulo dividirá participantes por regiões das bacias PCJ em 2011

 

12/05/2011

Capacitar os municípios e empresas consorciadas da região sobre linhas de crédito para obras e projetos essenciais nas bacias PCJ foi o foco da apresentação do curso “Fontes de Recursos para Projetos e Obras – Estratégias e Ações voltadas a Estruturação, Criação e Gerenciamento de um Banco de Projetos”, lançado no último dia quatro de maio pelo Consórcio PCJ, na Faculdade de Jaguariúna, com a presença de mais de 150 pessoas e do Vice-Presidente do Programa de Cooperação Institucional e Prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis.

O módulo II, que abordará fontes de recursos, procedimentos, estratégias e gerenciamento de projetos, dividirá os participantes por regiões das bacias: em alta, média e baixa. No dia primeiro de junho para as cidades que compõe a parte alta da bacia acontecerá no Auditório do SAAE Atibaia. Dia nove de junho será o dia da parte média no auditório da Faculdade de Jaguariúna e, por fim, no dia 21 do mesmo mês, será a vez da parte baixa, no Anfiteatro 3, Bloco 8, Escola de Engenharia de Piracicaba.

O primeiro módulo do curso, realizado em Jaguariúna, reuniu todas as regiões das bacias PCJ e apontou as diretrizes que nortearam os estudos e treinamentos.

O prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, comentou que a falta de projetos para captação de recursos se deve a uma melhor capacitação dos profissionais envolvidos com o tema, que são necessárias para a liberação de recursos. “Acho importante capacitar as pessoas pra que possamos ter acesso e que esse dinheiro não vá para outra destinação, uma vez que não utilizado acaba indo para outra área”, disse ele.

O Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Dalto Favero Brochi, destacou no seu discurso de abertura das atividades, que “curso será de forma dinâmica, ou seja, aparecendo alguma novidade, e se precisar vamos chamarmos mais módulos para o esclarecimento sobre o tema”.

O Coordenador de Projetos da entidade, Francisco Lahóz, disse que existe uma carência de comunicação interna nas instituições, o que dificulta o sucesso na captação de recursos “onde é necessário haver integração e trabalho conjunto entre o pessoal da área administrativa, jurídica e técnica para o atendimento das exigências dos editais e termos de referência, enaltecendo claramente os produtos”, pontuou Lahóz.

Também presente ao evento, o Secretário de Gestão Ambiental e Planejamento de Jaguariúna, José Francisco Veiga, atentou que a questão ambiental precisa de financiamentos externos. “No dia-a-dia das prefeituras com suas despesas de custeio acaba não tendo um valor significativo próprio para fazer investimento. Cada uma das prefeituras de cada uma das cidades procura fazer o que está ao seu alcance. Recursos estaduais ou federais são de extrema importância, pois os projetos, sejam eles pequenos ou grandes, serão implantadas com essas fontes de recursos externos”, disse.

Uma das propostas do curso voltado aos associados a entidade é a o estabelecimento de um calendário anual de fontes de recursos, conforme propôs o coordenador de projetos do Consórcio PCJ, Alexandre Vilella. “Com o estabelecimento das prioridades de cada instituição, seja ela prefeitura, ONG ou até empresas, é estabelecido um cronograma mensal das potenciais fontes disponíveis para cada perfil, com suas condicionantes e principalmente, um cronograma de trabalho para a protocolização das solicitações e encaminhamentos dos projetos”, pontuou ele.

O curso é composto por três módulos que acontecerão até meados de agosto. Como metodologia, cada módulo terá duração de um dia, incorporando-se ensaios práticos, estudo de casos e simulações. As aplicações ocorrerão com divisão geográfica, ou seja, três regiões das Bacias Hidrográficas PCJ (alta,média e baixa) e, momentos conjuntos com as três regiões juntas.

Confira o Calendário completo abaixo:

 

CRONOGRAMA:

MÓDULO I – Regiões Conjuntas – Alta, Média e Baixa – Abertura, estratégias iniciais e próximos passos.

JÁ REALIZADO!

Local: FAJ – Faculdade de Jaguariúna – Campus I – Rua Amazonas, 504 – Bairro Dom Bosco – Jaguariúna – SP.

Data: 04 de maio de 2011 (quarta-feira)

Horário: 08h30 as 12h00.

 

MÓDULO II – Fontes de recursos, procedimentos, estratégias e gerenciamento de projetos.

– 01/06/11 – Módulo II (Região Alta) – Auditório do SAAE Atibaia – Praça Roberto Gomes Pedrosa, 11 – Atibaia – SP.

– 09/06/11 – Módulo II (Região Média) – Faculdade de Jaguariúna – Campus I – Rua Amazonas, 504 – Bairro Dom Bosco – Jaguariúna – SP.

– 21/06/11 – Módulo II (Região Baixa) – Anfiteatro 3, Bloco 8, Escola de Engenharia de Piracicaba – Av. Monsenhor Martinho Salgot, 560 – Piracicaba/SP

Horário: 8h30 as 17h00.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo