CPFL Energia e ANEEL Investem R$3 milhões em modernização da Casa Modelo que passa a se chamar Casa + Sustentável

Inaugurada em 2009, a Casa Modelo, que fica situada dentro da sede do Consórcio PCJ, em Americana (SP), foi levantada com a intenção de apresentar novas formas de construção mais sustentáveis. Depois, no ano de 2011, em sua primeira remodelação, o local trouxe para o debate o tema acerca de decoração sustentável, com a realização da Casa Modelo EcoDecor. Agora, em 2021, o projeto dá um novo salto evolutivo com uma parceria inédita com a ANEEL e a CPFL Energia, que está permitindo investimentos na ordem dos R$3 milhões na modernização da estrutura, na elaboração de novo projeto pedagógico e novas atrações aos visitantes da construção, que agora passa a se chamar Casa + Sustentável.

A entrega oficial das obras, ocorreu na última quinta-feira, dia 14, com as presenças dos representantes da Gerência de Eficiência Energética e Diretoria de Estratégia e Inovação da CPFL Energia de Campinas (SP), Paula Salomão Guimarães e Felipe Henrique Zaia, da subsecretária executiva do Consórcio PCJ, Jussara Cordeiro, e com representantes do Instituto Akatu, responsáveis pela atualização da Casa.

“Ao levar os projetos para as comunidades da nossa área de atuação, conscientizamos as pessoas sobre a importância do consumo eficiente e seguro da energia elétrica. Todos ganham quando há um esforço coletivo rumo à eficiência energética, seja por conta dos benefícios ambientais ou pela economia gerada para os clientes. Fazer a diferença no dia a dia de cada pessoa é um dos pilares da companhia”, comenta Felipe Zaia, gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia.

Uma Nova Casa com Novas Atrações

 

A Casa + Sustentável foi totalmente remodelada e conta com 10 atrações que vão além de demonstrações de construção e decoração sustentável. Agora, os visitantes vão fazer um mergulho dentro da história do uso de energia elétrica eficiente e o correto consumo racional de água, abordando ainda os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

As atrações contam com diversos espaços com projeções e iniciativas interativas, no qual os será possível conferir o impacto de medidas mais apropriadas de consumo para a vida das pessoas e melhora do meio ambiente. O projeto pedagógico da Casa foi todo reformulado para causar uma nova experiência aos visitantes.

Dentre as novas atividades presentes na casa, pode-se destacar o espaço “Por Dentro das Bacias PCJ”, no qual é projetada uma bacia hidrográfica interativa numa caixa de areia, permitindo que as pessoas a moldem como quiserem; a “Sala Fontes de Geração”, onde os visitantes ficarão por dentro dos tipos de fontes de energia e poderão gerar energia elétrica por meio de bicicletas e acender três tipos de lâmpadas (LED, Fluorescente e Incandescente); no Mezanino da Casa uma piscina com bolinhas conta com um jogo projetado na parede, intitulado “Desperdício Zero”, no qual as crianças terão de arremessar as bolinhas nas atitudes inadequadas de consumo racional de Energia Elétrica e Água; o local também possui uma área de lanche com um “Playground da Energia”, com um gira-gira e gangorra com sistema de conversão de energia.

A Casa + Sustentável passa a ter agora uma mini “Sala de Cinema”, na qual os visitantes irão saber mais sobre a origem do universo, da energia, da água e da vida na Terra. O vídeo exibido terá efeitos especiais de cinema sensorial.

As atividades já presentes na casa foram remodeladas

Os visitantes ainda passarão por experiências de consumo sustentável: no “Banheiro Didático”, totalmente remodelado e com novas interações, é possível verificar a eficiência de chuveiros, torneiras e vasos sanitários; na “Cozinha” da Casa é abordado mais sobre o uso adequado de eletrodomésticos e consumo de alimentos e gestão de resíduos; na “Área de Serviço” é abordado como combater o desperdício de água e de energia elétrica na lavagem das roupas.

Na “Sala de Eficiência Energética”, animações projetadas pretendem explicar o tema, como interpretar o selo Procel e debater o acesso universal à energia elétrica. A área externa da Casa, que já contava com captação de água de chuva e o tratamento de efluentes e que foram remodelados para serem mais eficientes, ganhou uma composteira, uma horta, e uma mini estação fotovoltaica, captando energia solar para abastecer toda a casa com energia renovável.

A experiência de visitação ainda disponibilizará tablets aos visitantes que responderão a perguntas interativas, espalhadas por QR-Codes pela Casa e, também, experimentar a realidade aumentada em alguns ambientes.

Público de visitação tende a aumentar, mas só após o fim da pandemia de coronavírus

A subsecretária executiva do Consórcio PCJ, que acompanhou a entrega oficial da Casa + Sustentável, comenta que a reformulação da casa vai ampliar o público de visitação. “São muitas atrações, novas e interativas, que certamente vão chamar a atenção de crianças e adolescentes. O interesse de outros públicos sobre construção e decoração sustentável também seguirá, pois, esses conceitos permanecem na construção e com novidades”, atenta Jussara.

A gerente técnica do Consórcio PCJ e responsável pelo projeto da Casa Modelo (Casa + Sustentável) na entidade, Andréa Borges, aponta o aprimoramento do Projeto Pedagógico, como um dos grandes diferenciais dessa nova fase da Casa. “Não se trata de uma visita apenas para visualizar estruturas, a visita à Casa + Sustentável agora é uma experiência que pretende informar e mudar atitudes do “dia a dia”, educando para a sustentabilidade, relata.

Mesma ideia é compartilhada pela representante da Gerência de Eficiência Energética e Diretoria de Estratégia e Inovação da CPFL Energia, Paula Salomão Guimarães. “A Casa + Sustentável foi pensada para que os visitantes possam vivenciar práticas de sustentabilidade com capacidade de serem replicadas e assim, fomentar a discussão de hábitos que visam economia de energia e água no ambiente escolar e no dia a dia das famílias”, atenta.

A inauguração oficial da Casa + Sustentável, bem como as visitas monitoradas ainda não tem previsão de realização devido à pandemia de Covid-19, que tem adiado o retorno às aulas presenciais nas escolas e que, também, não está permitido a ocorrência de eventos com aglomerações de pessoas para público geral. O Consórcio PCJ junto com a CPFL Energia, estão discutindo alternativas e projetos digitais para serem desenvolvidos na Casa + Sustentável durante esse momento de restrições de circulação de pessoas, divulgando mais informações aos associados em breve.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo