Coréia do Sul começa discutir a sustentabilidade hídrica futura com a abertura oficial do 7º Fórum Mundial da Água

Consórcio PCJ está divulgando suas atividades por meio de conteúdo digital no Pavilhão Brasil, na feira do evento
A cidade de Daegu, ao Sul da capital Seul na Coreia do Sul, foi palco no domingo, dia 12, às 14h no horário local (2h da madrugada no horário de Brasília), da abertura oficial do 7º Fórum Mundial da Água, com a presença de autoridades e participantes de 170 países. Além de Daegu, o Fórum acontecerá também na cidade de Gyeongbuk.

As discussões serão norteadas pelo slogan “Água para o nosso Futuro”, num momento em que os “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, propostos no ano 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU), devem expirar e ser substituídos pelos “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”. O 7º Fórum Mundial da Água é um momento histórico no desenho de mais ações para enfrentar os desafios da gestão da água no mundo.

“Nas próximas décadas, a nossa capacidade de construir um futuro com segurança hídrica dependerá de nossa capacidade de transformar desafios em oportunidades futuras. Ao garantir a segurança da água, vamos garantir a segurança em muitas outras esferas também. Na verdade, o acesso à água e saneamento não é apenas um fim em si mesmo, mas um instrumento para melhorar os meios de subsistência’, comenta o presidente do Conselho Mundial da Água, o brasileiro Benedito Braga, que também é o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo.

A Sessão Brasil do Conselho Mundial da Água está presente ao evento com uma delegação de 120 pessoas, e terá ampla participação de técnicos na grade temática do Fórum com efetiva contribuição para os debates que se desenvolverão em prol das águas do planeta.

Pavilhão Brasil

Em função, fundamentalmente, de já estar definido como sede do 8º Fórum Mundial da Água, que se realizará em 2018 na cidade de Brasília (DF), nosso país implementou no evento da Coreia o Pavilhão Brasil dentro da EXCO Centro de Convenções e Exibições de Daegu, local por onde deverão passar mais de 10 mil pessoas presentes no evento.

O Pavilhão Brasil foi idealizado pela Seção Brasil dos Membros Brasileiros no Conselho Mundial da Água, entidade que agrega inúmeras instituições brasileiras e que foi criada com o intuito de agregar segmentos e instituições envolvidas com o tema da água e que representam expressiva legitimação para as discussões sobre os recursos hídricos e seus desdobramentos nas práticas adotadas pelo país em seus diferentes segmentos. O Consórcio PCJ é membro da Sessão Brasil e encaminhou materiais digitais que estão sendo divulgados aos visitantes do Pavilhão.

Tendo como principal objetivo, a criação de uma plataforma de discussão que visa fazer o diagnóstico da situação da política e da gestão dos recursos hídricos no Brasil e no mundo, com o propósito de fazer recomendações de políticas para enfrentar os desafios colocados pelas mudanças globais, em geral, e das mudanças climáticas, em particular, envolvendo interessados no planejamento de políticas e gestão da água, desde representantes do governo, membros da sociedade civil, universidades, usuários e parlamentares, a Seção Brasil dos Membros Brasileiros no Conselho Mundial da Água se faz presente no Pavilhão Brasil na Coreia do Sul dentro do 7º Fórum Mundial da Água.

Com área de 486 metros quadrados, o Pavilhão Brasil desenvolverá nos dias do evento uma ampla grade de apresentações, eventos e discussões proporcionados pelas empresas e entidades brasileiras com o intuito de apresentar boas práticas e disseminar as ações exitosas que vem sendo desenvolvidas em nosso país pelos recursos hídricos.

O Brasil com isto se prepara e apresenta nosso país como sede do 8º Fórum Mundial da Água no ano de 2.018 com a temática “Compartilhando Água”.

Consórcio PCJ nos eventos internacionais de 2015

Devido à agenda complexa em função da crise hídrica que assola não só as Bacias PCJ, mas a região Sudeste do Brasil como um todo, o Consórcio PCJ optou por não viajar até a Coreia do Sul e intensificar as ações de sensibilização e estudos técnicos sobre a questão. No entanto, a entidade está presente ao Fórum Mundial da Água por meios dos materiais de divulgação institucionais.

O Consórcio PCJ deverá participar de evento sobre a disponibilidade hídrica, no mês de maio, em Rosário, na Argentina, e está iniciando as discussões com o consulado de Israel para a formatação de uma agenda para uma comitiva visitar a maior Feira de gestão da água israelense, mundialmente conhecida, a “WATEC”, que acontecerá em outubro desse ano, em Tel Aviv.

7º Fórum Mundial da Água, na Coreia do Sul.Espaço do Pavilhão Brasil na área de exposições do 7º Fórum Mundial da ÁguaPresidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, discursa na abertura do evento.Representantes de delegações de 170 países estão participando do evento.

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo