Cordeirópolis lança projeto de reflorestamento ProMata

A prefeitura de Cordeirópolis, município associado ao Consórcio PCJ, lançou ontem um projeto de reflorestamento da cidade, chamado ProMata. O evento tratou da conclusão parcial do Plano de Recuperação Florestal do município visando aumentar a oferta hídrica futura. O Consórcio PCJ está auxiliando a prefeitura com apoio técnico, disponibilização de mudas nativas e auxilio na obtenção de recursos para implantação dos reflorestamentos.

O projeto começou a ser executado em janeiro desse ano e é focado na Recomposição Florestal da Bacia Hidrográfica do Ribeirão do Tatu, localizada em Cordeirópolis. O planejamento foi dividido em três etapas, sendo duas delas já concluídas. A primeira etapa foi a elaboração de base cartográfica na escala 1:10.000 e do mapa de uso e ocupação atualizado do município, e a segunda se deu a identificação e caracterização das nascentes existentes na bacia hidrográfica do Ribeirão do Tatu e identificação das ações necessárias para a recuperação das mesmas

Nessas fases foram identificadas na Bacia Hidrográfica do Ribeirão do Tatu, apenas 14% de vegetação nativa, pois o uso do solo predominante á cana-de-açúcar, que ocupa 53% da área. E foi constatado também a existência de 56 nascentes na região da Bacia, e nessas áreas de preservação das nascentes (localizada a 50 metros) e das margens dos cursos d’água (localizada a 30 metros de cada lado) apresenta-se apenas 25% de vegetação nativa. Sendo assim, nos 75% de área restante, é necessário promover o enriquecimento florestal, que são áreas de regeneração natural ou reflorestamento completo.

Através desse diagnóstico inicial, também foram definidas também 15 nascentes como áreas prioritárias e os respectivos cursos d’água situados a montante das represas do Barro Preto e do Cascalho. Isto se deve a necessidade de se preservar estas áreas, que são utilizadas como manancial para abastecimento público, visando garantir o abastecimento do município, em quantidade e qualidade satisfatórias.

A 3ª etapa do trabalho está sendo desenvolvida, em áreas situadas nas áreas prioritárias, isto é, na região de montante das represas existentes no município. Estima-se que o trabalho esteja finalizado até o mês de Junho deste ano. Após esta finalização, a Prefeitura pode buscar parcerias com as empresas do município para implementar os projetos de reflorestamento elaborados.

O Consórcio PCJ realiza o Programa de Proteção aos Mananciais desde 1991, cujo o objetivo é proteger os mananciais de uso público atuais e futuros visando à garantia de água de qualidade para toda a população das bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, através do reflorestamento ciliar. O Programa procurar reverter o alto grau de degradação ambiental na região, resguardar a qualidade e quantidade da água oferecida à população e reduzir os custos do tratamento, resguardar fauna e flora regionais e despertar cada vez mais, na sociedade, o sentimento de preocupação quanto à qualidade das águas, pois é dela que necessitamos para sobreviver.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo