Consulado Norte-americano realiza apresentação sobre digitalização de infraestrutura hídrica

Consórcio PCJ esteve presente ao encontro que aconteceu no último dia 31 de maio

O Consulado dos EUA, em São Paulo, realizou encontro no dia 31 de maio, que teve como tema “Digitalização na Infraestrutura Hídrica: Caminhos, Possibilidades e Oportunidades”, no qual trouxe experiências de empresas americanas sobre digitalização de processo e gêmeos digitais.

O Consórcio PCJ foi convidado e esteve presente com o secretário executivo da entidade, Francisco Lahóz, o coordenador de projetos, Jose Cezar Saad, e o gerente de sensibilização e comunicação, Murilo Sant’Anna. Serviços de água associados também marcaram presença ao encontro, com a participação do diretor técnico da Sanasa/Campinas, Marco Antonio dos Santos, e a coordenadora de consórcios do Saae Indaiatuba e superintendente do CONIRPI (Consórcio Piraí), Vanessa Kühl.

Na ocasião, empresas do setor apresentaram soluções de software para infraestruturas no setor de engenharia, em particular, para a área de saneamento. Uma das tecnologias demonstradas foi o software Gêmeo Digital, que funciona para a construção do planejamento e avaliação de riscos. “Ele espelha os processos para avaliar como está a operação dos sistemas, como níveis de água, balanço hídrico e simulações de emergências”, atentou Júlio Issao da Bentley.

Outras soluções tecnológicas apresentadas foram: gestão de segurança de barragens, como a avaliação de estabilidade, coleta de dados geotécnicos e pluviométricos para modelagem 3D da situação de aquíferos. A digitalização reduz a revisão de projetos.

No final do evento, o Consul geral dos EUA, David Hodge, atentou para a importância da transformação digital no Brasil. “Encorajamos o uso de softwares nas corporações para manter os sistemas de água e esgoto com tecnologias inteligentes frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas”, comentou.

Consul Geral dos EUA, David Hodges, discursa no encerramento do encontro sobre digitalização de Infraestrutura Hídrica, em São Paulo.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo