O coordenador de projetos e responsável pelo Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ, Guilherme Valarini, e o estagiário, Felipe Negrão, visitaram no dia três de outubro os municípios consorciados de Bragança Paulista (SP) e Atibaia (SP) para a doação de insumos e sementes para a produção de mudas nativas nos respectivos viveiros municipais.
Em Bragança Paulista, os representantes do Consórcio PCJ foram recebidos pelo chefe da divisão de desenvolvimento urbano, Fabrício Pinheiro, e pelo assessor do departamento de meio ambiente, Marcelo Maiani, que mostraram as novidades do viveiro municipal, haja vista que a prefeitura local já está utilizando as mudas produzidas para o reflorestamento ciliar e arborização urbana, além de estar semeando sementes coletadas na própria cidade. O Consórcio PCJ doou à Bragança as espécies Jacarandá Bico de Pato; Jacarandá da Bahia; Aldrago; Ipê Amarelo e Pau fava.
No município de Atibaia, Guilherme e Felipe visitaram a Secretaria de Meio Ambiente e doaram ao viveiro local, durante encontro com o diretor do departamento de desenvolvimento de agronegócio, Jairo de O. Bueno, espécies de Pau D’Alho; Resedá Gigante; Dedaleiro; Jaca Bico de Pato; Pau Fava; Jacarandá da Bahia; Ipê Amarelo; Cabreúva Vermelha e Cedro Rosa.
O Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ já plantou 3,7 milhões de árvores às margens dos rios da região, contribuindo para a qualidade e quantidade da água. A entidade fomenta entre proprietários rurais e a comunidade como um todo a importância de se criar uma cultura preservacionista na sociedade.
Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ