Consórcio PCJ traça panorama da Rio mais 20 e colhe sugestões para atualização de metas em 2015

 

O Consórcio PCJ apresentará durante a 69ª Reunião do Conselho de Consorciados, nessa sexta-feira, dia 24, em Valinhos (SP), os resultados da Rio+20 e colherá sugestões para atualização do documento, a serem encaminhadas para a Organização das Nações Unidas (ONU), com definição de metas buscando o consenso para entrarem em vigor a partir de 2015.

Segundo o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, o objetivo com a iniciativa é mostrar que a Rio+20 não se encerrou em junho, é necessário continuar dialogando em busca de avanços para a sustentabilidade.

Para entrar no clima, um painel com o logo da Rio+20 será disponibilizado para a realização de fotos. “Queremos com essa iniciativa simbólica fomentar nas pessoas a ideia que estejam passando pelo portal da Rio+20, que a região mergulhe dentro dos assuntos sobre desenvolvimento sustentável e, assim, poder contribuir para a nova rodada de negociações”, comenta Lahóz.

O documento final da Rio+20 causou muito descontentamento entre ambientalistas e especialistas, pois, esperava-se um documento que assumisse mais metas concretas de mudanças em relação ao desenvolvimento sustentável. Os objetivos não foram definidos. Assumiu-se apenas um processo para rascunhar quais devem ser as metas até 2013. Elas então devem ser definidas para entrarem em vigor em 2015, quando terminam os Objetivos do Milênio.

Ainda assim, o documento “O futuro que queremos” colocou a água como tema central para o desenvolvimento sustentável. O Consórcio PCJ foi credenciado pela ONU a participar da conferência e contribuiu durante os Diálogos para a Sustentabilidade na votação dos três temas que foram levados aos chefes de estado e acabaram sendo citados no documento final da conferência: assegurar o suprimento de água para a biodiversidade e ecossistemas; implementar o direito à água; reforçar a importância de políticas de gerenciamento da água, de energia e do uso da terra.

O Consórcio PCJ está trabalhando o tema da Rio+20 dentro do Programa de Educação Ambiental, no projeto Semana da Água 2012. O objetivo é despertar na população o interesse pelos temas abordados na conferência do Rio de Janeiro, incentivando maior participação da comunidade no processo. A entidade esteve presente na conferência com uma comitiva formada por 40 representantes da área ambiental e de gestão dos recursos hídricos das bacias PCJ e do Brasil.

A reunião do Conselho do Consórcio PCJ, acontece na próxima sexta-feira, dia 24, a partir das 9h, no Hotel Fonte Santa Tereza, localizado na rua 12 de Outubro,650 Vila Santana – Valinhos – SP.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo