Consórcio PCJ torna-se membro da Câmara Técnica Plano de Bacias e terá acesso ao Sistema que simula comportamento hídrico nas Bacias PCJ

Integrantes da Câmara Técnica Plano de Bacias dos Comitês PCJ (CT-PB) se reuniram na última quarta-feira, dia 25 de fevereiro, no Museu da Água, em Piracicaba (SP), e aprovaram a inclusão do Consórcio PCJ como membro da CT-PB, sendo o secretário executivo da entidade, Francisco Lahóz, como titular e o engenheiro, Flávio Forti Stenico, como suplente. Deste modo, o Consórcio terá acesso ao novo Sistema de Suporte a Decisão – SSD PCJ2, programa que permite simular cenários de comportamento hídrico nas Bacias PCJ.
Durante a reunião da CT-PB, o novo SSD PCJ2 foi apresentado pelo Dr. Joaquin Bonnecarrere do Labsid da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. O novo sistema adotará uma tecnologia de processamento via Web com login e senha aos seus usuários para acesso pela Internet a partir de qualquer computador. Essa plataforma também facilitará as eventuais atualizações do SSD PCJ2, além de ampliar o número de pessoas que podem ter acesso às informações do sistema.

Segundo Bonnecarrere, devido aos avanços tecnológicos e o surgimento de novas técnicas de programação e processamento de dados, não foram possíveis reaproveitar ou remodelar os formatos ou a base do antigo sistema de suporte a decisão (SSD  PCJq),  pois,  já estava  muito  ultrapassado.  “ Houve  a  necessidade  de  se  elaborar  um  novo programa,  que  contemplou  as  mais novas  técnicas  de  algoritmos  e  processamento  de dados  e  que  permitiu  o englobamento de vários avanços tecnológicos ao novo Sistema de suporte a Decisão, o SSD PCJ2”, disse ele aos membros da CT-PB.

O SSD PCJ2 permitirá, entre outras simulações, acesso a dados em tempo real, oferecer um sistema de informações geográficas (SIG), fácil acesso a dados de monitoramento e cadastro, criação de Biblioteca Digital, favorecendo o acesso a documentos e relatórios, além de elaborar modelos de simulação e otimização, e proporcionar modelos de qualidade da água.

Nesses dois últimos casos, o SSD aperfeiçoa a alocação de água com relação à disponibilidade hídrica, demandas, prioridades de uso e restrições operacionais, além de simular a qualidade da água com relação a fontes pontuais e difusas e das características dos corpos d´água.

As entrega da versão funcional completa para técnicos em geral do novo SSD PCJ2 está prevista para o dia 17 de abril de 2015 e a versão final será disponibilizada após reparos e atualizações necessárias, caso forem constatados pequenos bugs ou problemas durante a fase funcional. O Consórcio PCJ, como membro da CT-PB terá acesso ao sistema e poderá operá-lo, quando forem disponibilizados os logins e senhas de acesso.

Ao final da reunião, a coordenadora da CT-PB, Adriana Isenburg, alertou sobre os desafios da atualização do novo Plano de Bacias, que contemplará dentre outros assuntos o reenquadramento de corpos d’água (metas e cenários para 2035), e cadernos temáticos para águas subterrâneas e preservação de mananciais e conscientização ambiental.

Após essas explanações, deliberou-se pelo encaminhamento dos Termos de Referência, por meio da Agência das Bacias PCJ, para contratação da revisão do Plano das Bacias PCJ.

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo