Sensibilização sobre a gestão dos recursos hídricos através de vídeos é tema do relato de experiência aprovado
O Consórcio PCJ teve trabalho aprovado para o Sustentare & Wipis 2025, workshop internacional sobre sustentabilidade, indicadores e gestão de recursos hídricos. O relato de experiência, intitulado, “O uso de vídeos nas redes sociais como forma de sensibilização sobre a gestão dos recursos hídricos”, foi aceito na temática “Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento Básico”. O evento é gratuito e acontece de 24 a 28 de novembro de forma híbrida, online e presencial em Campinas (SP) e São Paulo (SP). Para participar, clique aqui.
O objetivo do trabalho enviado pelo Consórcio PCJ é mostrar o potencial do uso de vídeos nas redes sociais a fim de sensibilizar a população sobre a gestão dos recursos hídricos, através de análise comparativa de engajamento do perfil no Instagram do Consórcio PCJ. Foi analisado o período compreendido entre primeiro de agosto de 2024 à primeiro de agosto de 2025, quando a entidade decidiu optar por criar mais conteúdos em formato de vídeo.
No levantamento, identificou-se que houveram ganhos significativos no número de visualizações, alcance, interações com o conteúdo, visitas e seguidores no perfil após a inserção de mais vídeos, atingindo um público maior na sensibilização sobre a gestão dos recursos hídricos.
O Sustentare & Wipis 2025 possui as modalidades Artigo, Relato de Experiência e Resumo Expandido para inscrição de trabalhos, com dez opções de áreas temáticas. O Relato de Experiência foi escrito pela equipe de Comunicação do Consórcio PCJ, composta por: Murilo Ferreira Sant’Anna, Miguel Antunes Santos e Ruan Pablo Vanin Alburguetti.
SOBRE O SUSTENTARE & WIPIS
O Sustentare & Wipis é um evento científico que tem como objetivo reunir pesquisadores, professores, estudantes, profissionais e entusiastas para debater temas como a sustentabilidade, gestão dos recursos hídricos, cidades inteligentes e o necessário diálogo entre a academia, governo, sociedade, empresas e organizações públicas e privadas.
O evento é realizado desde 2020 por integrantes da Universidade de São Paulo (USP), Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e dos Comitês e da Agência das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ).