Consórcio PCJ sugere Bacias PCJ como destino de visitas técnicas para o 8º Fórum Mundial da Água

Em março de 2018, Brasília (DF) receberá mais de 40 mil pessoas do mundo todo para participar do 8º Fórum Mundial da Água. O Consórcio PCJ participou nos dias 27 e 28 junho do “Kick off Meeting”, evento preparatório para a organização e realização do Fórum, onde apresentou ao Presidente do Conselho Mundial da Água, o brasileiro Benedito Braga, sugestões de visitas técnicas nas Bacias PCJ para os participantes que vierem para o evento daqui a dois anos.
O encontro com Braga aconteceu num dos intervalos das discussões, no qual a gerente técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges, e o gerente de comunicação, Murilo Sant’Anna, entregaram ofício do prefeito do município associado de Extrema (MG), Luiz Carlos Bergamin, colocando a cidade a disposição para receber os visitantes nacionais e internacionais. Junto ao ofício foi entregue minuta de roteiro que contempla visitas às propriedades do Projeto Conservador das Águas e aos demais atrativos turísticos da estância, como a Serra do Lopo, passeios de rafting pelo Rio Jaguari, além de conferir as ações de educação ambiental que estão sendo realizadas.

O Consórcio PCJ também indicou a Braga a visitação ao Museu da Água, localizado no município associado de Indaiatuba (SP), como destino para as comitivas estrangeiras. A entidade é uma das apoiadoras institucionais, fornecendo material didático e de educação ambiental para ser distribuído aos visitantes do museu, além de ter cooperado na concepção do acervo no qual os visitantes terão acesso a um panorama local e global da problemática da água.

Os demais municípios das Bacias PCJ que tenham interesse em se candidatar como destino de visitas técnicas devem enviar e-mail com a sua propositura para o endereço imprensa@agua.org.br. O Consórcio PCJ está participando de perto dos trabalhos de organização desse importante evento e pretende divulgar e intensificar a participação da comunidade.

Recentemente, durante a 10ª Assembleia Geral da Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB), realizada no início de junho, em Mérida, no México, a entidade também apresentou as Bacias PCJ como destino internacional para visitas técnicas aos membros da rede.

Kick off Meeting: Primeiro evento de preparação para o Fórum de 2018

O Kick off Meeting contou com a participação de mais de 500 pessoas do Brasil e do mundo, coletando sugestões de ações e atividades para a realização do Fórum Mundial da Água, que é o maior evento global sobre o tema e é organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional que reúne interessados no tema e tem como missão “promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra”. O Consórcio PCJ participa do Conselho Mundial da Água há sete anos e teve suas ações elogiadas por esse importante colegiado.

Os organizadores do 8º Fórum Mundial da Água informaram que a partir de 2017 uma programação preliminar será divulgada e um novo Kick off Meeting acontecerá daqui a um ano, para apresentar os resultados compilados do encontro dessa semana e o que será desenvolvido durante o evento em 2018.

Na ocasião, a gerente técnica do Consórcio PCJ destacou a representatividade da entidade e sua disposição e contribuir fortemente com a organização do Fórum. “Se cada um de nós presentes aqui nesse encontro fazer a diferença, mobilizar a sua região e trazer mais gente para o Fórum para termos essa dessa diversidade de discussões isso já é um grande legado do evento. Nós do Consórcio PCJ estamos à disposição para ajudar na divulgação e atividades da organização”, discursou Andréa na plenária de encerramento do Kick off Meeting.

O gerente de comunicação, Murilo Sant’Anna, atentou para a organização iniciar um forte trabalho de sensibilização a partir de 2017 junto aos veículos de imprensa acerca da magnitude do evento, já que a mídia nacional abordou de forma discreta os Fóruns anteriores.

Sobre o Fórum Mundial da Água

O Fórum Mundial da Água contribui para o diálogo do processo decisório sobre o tema em nível global, visando o uso racional e sustentável deste recurso. Por sua abrangência política, técnica e institucional, o Fórum tem como uma de suas características principais a participação aberta e democrática de um amplo conjunto de atores de diferentes setores, traduzindo-se em um evento de grande relevância na agenda internacional.

O Fórum é organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água e pelo país e cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições, as quais foram distribuídas estrategicamente em países de diferentes continentes. Essa distribuição busca representar as diferentes temáticas de usos e de gestão do recurso água. A última edição do evento aconteceu em 2015, na Coreia do Sul, em duas cidades: Daegu e Gyeongbuk.

Em 2014, a candidatura do Brasil foi selecionada e Brasília foi escolhida como cidade-sede do evento. Desse modo, o Brasil sediará em 2018 a 8ª edição do Fórum, e o evento ocorrerá pela primeira vez no hemisfério sul.

 

13549059_1083948511687727_62753347_o

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo