Consórcio PCJ se torna membro da Diretoria da Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias

Florianópolis sediou entre os dias 21 e 23 de junho o “Encontro Latino-Americano de Organismos de Bacias” sob o tema “A Gestão das Bacias Hidrográficas frente às Mudanças Climáticas”. Na sexta-feira (23) foi realizada a Assembleia da Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (RELOB), na qual o Consórcio PCJ foi eleito para fazer parte da diretoria da rede como “vogal”, atuando em conjunto com outros quatro conselheiros de diferentes países em apoio à Secretaria Executiva da RELOB.
O secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, atentou que este é um passo importante para a gestão de recursos hídricos em toda a América Latina. “Este é um momento histórico. Fortalecendo a RELOB, estamos contribuindo para a troca de experiências e aperfeiçoamento em conjunto da gestão da água em todos os países membros”, discursou na ocasião.

A secretaria técnica da rede continuará sendo exercida pela Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB), na figura do atual presidente, Lupércio Ziroldo Antônio. A presidência da RELOB ficou a cargo do México, e a vice-presidência, do Paraguai.

O Consórcio PCJ é um dos fundadores da RELOB e atuou como secretaria técnica até o ano de 2010.  A RELOB, no contexto da Rede Internacional dos Organismos de Bacia (RIOB), é uma organização baseada no trabalho voluntário de seus membros e seu principal objetivo é promover a gestão global, integrada, coerente e sustentável dos ecossistemas e dos recursos hídricos das bacias da América Latina e do Caribe.

Para ver as fotos do evento clique aqui.

Fórum Mundial da Água

Na manhã da sexta-feira, antes da Assembleia da RELOB, o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, coordenou painel sobre os preparativos para a realização do 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá de 18 a 23 de março de 2018, em Brasília (DF). Participaram do painel o coordenador do Comitê Executivo do Fórum, Rogério Menescal, e o presidente do Processo Cidadão para o Fórum Mundial da Água, Lupércio Ziroldo Antônio.

Menescal abordou como funciona a organização do evento e convidou todos a participarem da segunda etapa de consulta pública, intitulada “Sua Voz, no qual as pessoas podem colaborar e influenciar as discussões do Fórum. A consulta está aberta de 12 de junho até 13 de agosto, e representa uma oportunidade de expressar os nossos pontos de vista e interesses, além de compartilhar experiências, soluções e colaborar para enriquecer os debates sobre os rumos da gestão dos recursos hídricos no mundo.

Lupércio abordou as atividades que o Fórum Cidadão promoverá durante os dias do evento, através da “Vila Cidadã”, que pretende realizar diversas ações em vários pontos de Brasília, com entrada franca.

Abertura do evento contou com a presença do Presidente do Consórcio PCJ

A abertura solene do Encontro da RELOB teve a participação do Presidente do Consórcio PCJ e prefeito do município de Nova Odessa (SP), Benjamim Bill Vieira de Souza, que demonstrou preocupação com os impactos das mudanças climáticas na gestão da água. Bill destacou que a união entre poder público, comunidade, setor industrial, agricultura e Organizações Não Governamentais (ONGs) é fundamental para combater os reflexos das mudanças climáticas sentidas nas bacias hidrográficas por meio da ocorrência de eventos hidrológicos extremos. “Nós do poder público temos a obrigação de capitanear as mudanças necessárias e sermos mobilizadores dos demais atores nessa nova cultura de trato com água”, disse em seu discurso.

A abertura do encontro contou também com a presença de Juliana Proite, Assessora de Projetos da Unesco, do Diretor de Recursos Hídricos do Estado de Santa Catarina, Bruno Henrique Beilfuss, do presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB), Lupércio Ziroldo, e do diretor presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu.

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo