Consórcio PCJ sagra-se como melhor projeto da categoria Base de Dados e Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Prêmio COFEHIDRO

15/12/2011

Prêmio COFEHIDROO Consórcio PCJ levou o Prêmio COFEHIDRO na Categoria 1 – Base de Dados e Gerenciamento dos Recursos Hídricos, pela execução do projeto “Atualização do cadastro dos usuários dos rios de domínio do Estado de São Paulo”, que possibilitou a implantação da cobrança pelo uso da água nas bacias PCJ. O evento de premiação ocorreu ao final da tarde da última terça-feira, dia 13, no Hall Nobre do Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, sede do governo paulista.

Estiveram presentes à cerimônia de entrega, representando o Consórcio PCJ, a Subsecretária Executiva, Jussara Cordeiro, e o Gerente Técnico, Alexandre Vilella. A entrega do prêmio feito pelo Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do estado de São Paulo, Edson Geriboni.

“O Estado de São Paulo tem sido referência para o Brasil em gestão dos recursos hídricos, e isso é uma conquista de todos vocês que ao longo desses 20 anos vem tornando realidade a gestão participativa da sociedade, das prefeituras, do estado, de uma forma responsável e muito eficiente, com muita transparência”, elogiou o secretário todos os participantes do prêmio.

A Subsecretária Executiva do Consórcio PCJ comentou que “o prêmio vem reconhecer o trabalho sério e compromissado do Consórcio PCJ na melhoria da qualidade da água nas bacias do rio Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Esse projeto, vencedor hoje, por meio de diversas parcerias foi importante para a implantação da cobrança pelo uso da água, no âmbito estadual paulista, que por sua vez é uma poderosa ferramenta de racionalização do consumo de água e financiamento de ações para preservação e recuperação da bacia”.

O projeto “Atualização do cadastro dos usuários dos rios de domínio do Estado de São Paulo”, foi financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) através dos Comitês PCJ e teve como objetivo identificar os usuários que captavam água ou realizavam lançamentos nos corpos hídricos e que necessitavam de regularização de suas outorgas de direito de uso dos recursos hídricos junto ao Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE), além de atualizar os dados cadastrais dos usuários com outorgas emitidas nos últimos dois anos do intervalo de execução das atividades, com vistas à implantação da cobrança pelo uso da água em rios de domínio do Estado de São Paulo.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

11 de novembro de 2025

Categoria é voltada às instituições de Educação Básica localizadas em municípios associados ao Consórcio PCJ Os projetos “Refloresta”, da E.E. Comendador Emílio Romi (Santa Bárbara d’Oeste), Vozes…

11 de novembro de 2025

Evento que teve início nesta segunda-feira, 10, reúne líderes globais para discutir soluções integradas de adaptação, resiliência e segurança hídrica. A Conferência das Nações Unidas…

10 de novembro de 2025

Consórcio PCJ esteve presente na celebração, que aconteceu no dia cinco de novembro para celebrar a história e os investimentos futuros O Consórcio PCJ participou…

Pular para o conteúdo