Prefeito Chico Sardelli entregou a premiação às instituições da cidade em evento que reuniu cerca de 500 pessoas
A Secretaria de Meio Ambiente de Americana (SP) realizou no dia primeiro de dezembro a cerimônia de premiação dos “Destaques Ambientais 2025” do Programa Amigos do Meio Ambiente. O evento, realizado no Teatro Municipal Lulu Benencase, reconheceu diversas instituições do município, entre elas o Consórcio PCJ, pela contribuição e incentivo à preservação do meio ambiente.
O prefeito de Americana (SP), Chico Sardelli, entregou a premiação às instituições da cidade e destacou: “Nesta quarta edição do prêmio Destaques Ambientais, queremos reafirmar nosso compromisso com a preservação do meio ambiente e da qualidade de vida da população. Todas as ações e projetos reconhecidos aqui hoje contribuíram para melhorar nossa cidade, incentivando as boas práticas para promover a sustentabilidade, a educação e a conscientização ambiental. No início da nossa gestão, Americana ocupava o 38º lugar no ranking ambiental do Programa Município VerdeAzul, e, após muita determinação e empenho, a cidade hoje está na primeira colocação. Estou muito orgulhoso pelo trabalho de todos aqueles que promoveram as ações, acreditaram nos projetos e contribuíram para a transformação em prol do meio ambiente”.
O Consórcio PCJ foi reconhecido pelo seu trabalho de Educação e Sensibilização Ambiental voltada à gestão dos recursos hídricos, que capacita em média 150 mil alunos por ano, através do Projeto Gota d’Água. Outros projetos também sensibilizam a sociedade sobre a problemática da água, como: a Escola da Água e Saneamento e a Casa + Sustentável, situada em Americana (SP).
A coordenadora de projetos do Consórcio PCJ, Mariane Leme, e responsável pelo Programa de Educação Ambiental, celebrou mais esse reconhecimento. “Receber esse reconhecimento reforça que investir continuamente em educação ambiental gera resultados concretos para os municípios e para a sociedade. O Consórcio PCJ acredita que a transformação na gestão da água começa pelo conhecimento, pelo engajamento das pessoas e pela formação de uma consciência coletiva sobre o uso responsável desse recurso.”