Consórcio PCJ recebe a visita de novos colaboradores da CPFL Energia

Integrantes da companhia energética conheceram os projetos do Consórcio PCJ, com destaque para a Casa Mais Sustentável, espaço interativo que promove o consumo consciente

 

No último dia 17 de maio, novos colaboradores das equipes de Operação, Meio Ambiente e Eficiência Energética do Grupo CPFL visitaram a sede Consórcio PCJ, em Americana (SP), em espaço cedido pela companhia. O principal objetivo do encontro foi conhecer os novos integrantes e apresentar as iniciativas realizadas em parceria entre as instituições, com destaque para a Casa Mais Sustentável.

A visita foi conduzida por Francisco Lahóz, Secretário Executivo do Consórcio PCJ, que contextualizou as atividades já realizadas em parceria entre as duas instituições. Os cerca de 10 colaboradores da CPFL tiveram mais informações sobre fatos históricos das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí desde a fundação do Consórcio PCJ. Inclusive, a sede da instituição ocupa hoje uma antiga vila de funcionários da termelétrica Carioba, que hoje está desativada.

Os detalhes da construção da Casa Mais Sustentável foram apresentados por Andréa Borges, Gerente Técnica do Consórcio PCJ. O local foi criado em 2009, e revitalizado em 2011, por meio da Eco Decor. Uma nova reestruturação do local, com atualização das tecnologias, foi possível em 2019, por meio da parceria com a CPFL Energia e a ANEEL, com recursos financeiros do Programa de Eficiência Energética. Inaugurado em 2020, o espaço tornou-se mais sustentável, acessível e interativo.

A equipe da CPFL presente à visita também abordou os projetos que a companhia lidera na região das Bacias PCJ, com destaque à PCH (Pequena Central Hidrelétrica) de Americana, e o árduo trabalho para a remoção periódica das macrófitas (aguapés) que ocupam a superfície do reservatório. A secagem e manejo das plantas demandou mais de 25 mil viagens de caminhão apenas no último ano, trazendo impactos financeiros e ambientais, com a emissão de gás carbônico pelos caminhões.

Para Francisco Lahóz, a visita reforça a parceria existente entre o Consórcio e a CPFL, que já colheu muitos frutos. “Esse encontro para apresentação de novos membros da equipe favorece esse bom entrosamento e a continuidade das parcerias, reafirmando algo que já vem dando certo”, afirma. O Secretário Executivo também se colocou à disposição para ajudar a pensar em alternativas mais sustentáveis ao manejo das macrófitas no reservatório da PCH de Americana.

Após as apresentações e debates, todos puderam conhecer a Casa Mais Sustentável, espaço interativo, lúdico e inovador que promove a sustentabilidade e o consumo consciente de água e energia elétrica. Foi possível explorar as tecnologias presentes no espaço, que conta com placas fotovoltaicas para fornecimento de energia elétrica e um sistema de captação de água da chuva com 22 mil litros de capacidade. O local possui ainda telhas termoacústicas, que reduzem a necessidade de ventilação artificial e seu interior, além de piso emborrachado, fabricado a partir da reutilização de pneus descartados. As atividades propostas na casa possibilitam uma aprendizagem significativa, mostrando como ser mais sustentável pode ser simples, em atividades inicialmente voltadas para crianças e jovens – mas também capazes de encantar adultos.

A Casa Mais Sustentável está aberta para a visita monitorada de grupos de escolas públicas, particulares e outras instituições, e a ideia é que o espaço possa receber mais estudantes nos próximos meses, especialmente com a retomada pós-pandemia. Além do atendimento de grupos, a Casa Mais fica aberta para visitação pública no primeiro e terceiro sábado de todo mês, das 9 às 12 horas, sem a necessidade de agendamento prévio. Mais informações podem ser obtidas em https://agua.org.br/casamaissustentavel.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo