Evento aconteceu na última quarta-feira (20), via Google Meet, com o objetivo esclarecer as formas de inscrição e atentar para o cronograma de inscrições, a apresentação dos finalistas e data da premiação
O Consórcio PCJ promoveu na quarta-feira, dia 20, o Webinar “Tira-Dúvidas sobre o 9º Prêmio Ação pela Água”, com o objetivo de apresentar detalhes e orientar sobre as categorias de inscrição das iniciativas que irão concorrer à premiação, reconhecida como o “Oscar da Água” das Bacias PCJ. As inscrições se encerram às 23h59 do dia 29 de agosto.
O encontro reuniu representantes de municípios, empresas, instituições de ensino e organizações da sociedade civil, interessados em participar da premiação que reconhece iniciativas de destaque em prol da gestão sustentável dos recursos hídricos.
Durante o encontro, o gerente de comunicação do Consórcio PCJ, Murilo Sant’Anna, apresentou o regulamento desta edição, explicando o processo de inscrição, as áreas de abrangência e os critérios de avaliação.
As categorias do prêmio foram detalhadas, incluindo aquelas destinadas a municípios, empresas, instituições de ensino e organizações sociais. A categoria “Beija-Flor pela Água”, que será definida por votação popular, foi destacada como uma forma de ampliar o engajamento da sociedade e valorizar projetos que sensibilizam a população sobre o uso consciente da água.
O cronograma da premiação também foi reforçado: as inscrições duram até o dia 29 de agosto, pelo site www.agua.org.br/premio-acao-pela-agua; os finalistas serão anunciados em 13 de outubro, durante o aniversário de 36 anos do Consórcio PCJ, quando também acontecerá a entrega dos certificados “Notórios da Água”.
Já a cerimônia oficial de entrega do prêmio ocorrerá no dia 28 de novembro, no Jardim Botânico Plantarum de Nova Odessa que contará com a realização de um workshop de apresentação dos trabalhos finalistas, intitulado “Água Summit”, no qual acontecerá pela tarde, antes da cerimônia de premiação. Na ocasião, o público presente votará em qual dos finalistas foi o melhor projeto para o recebimento do troféu “Beija-Flor pela Água”, de escolha popular.
Em seguida ao Água Summit, ocorrerá o Happy Hour “Celebração das Águas”, para a recepção dos convidados para a Cerimônia de Premiação, que contará com um coquetel dançante e uma atração musical que ainda será revelada.
Para o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco PCJ, “O Prêmio é mais um dos pioneirismos do Consórcio PCJ, mas principalmente um momento de celebração, uma vez que sabemos o trabalho que é viabilizar um projeto, e comemorar com as pessoas que se importam com um futuro sustentável é emocionante”.
O webinar está disponível na íntegra no Canal do Consórcio PCJ no YouTube: https://youtu.be/YHjjx9Rz5_c?si=OI3kfTfyQGTzej0i
Não perca o prazo. Ainda dá tempo de concorrer ao 9º Prêmio Ação pela Água. As inscrições estão abertas até dia 29/08 e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/kQrsmFceSEvp8kGY7. Mais informações também pelo Instagram oficial do evento: https://www.instagram.com/acaopelaagua/
SOBRE O PRÊMIO AÇÃO PELA ÁGUA
Promovido pelo Consórcio PCJ desde o ano 2000, é considerado o Oscar da Água nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ), e tem como objetivo reconhecer, estimular e dar visibilidade às ações desenvolvidas nas Bacias PCJ por instituições públicas e privadas, no sentido de recuperar, conservar ou melhorar a disponibilidade e a qualidade dos recursos hídricos.
O Prêmio é uma realização do Consórcio PCJ, com o patrocínio da ARES PCJ, e apoio institucional de: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-SP); Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro); Comitês PCJ; Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos (Consimares); Laboratório de Apoio Multicritério à Decisão Orientada à Sustentabilidade Empresarial e Ambiental (LADSEA); Observatório das Águas (OGA); Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB); Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL); Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas); Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e Governo Federal.