Consórcio PCJ realiza visitas para apresentação da entidade aos novos prefeitos eleitos

 Desde o resultado das eleições municipais em outubro de 2012, o Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), está realizando visitas a todas as 43 prefeituras consorciadas para apresentação da entidade e dos seus programas de atuação. Até o momento, membros da entidade já visitaram 32 prefeitos e agendou encontros com os demais restantes.

As visitas também têm como objetivo apresentar aos novos representantes do executivo municipal o trabalho do Consórcio PCJ e as formas de assistência e assessoria da entidade em auxiliar os municípios nas áreas, ambiental e de gestão de recursos hídricos. Os prefeitos estão sendo informados, ainda, acerca do encontro com os novos gestores municipais com a capacitação “É preciso conhecer” – As Oportunidades e Realidades das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, que acontecerá no próximo dia primeiro de fevereiro, na sede do Consórcio PCJ, em Americana (SP).

O evento terá como público alvo os prefeitos municipais, gestores e demais lideranças dos municípios e empresas consorciadas aos PCJ, além de representantes do serviço de saneamento também ligados ao Consórcio. O objetivo da Capacitação é fomentar a integração de experiências relacionadas ao funcionamento do Consórcio PCJ, do Sistema de Recursos Hídricos da região, municípios e empresas associadas, assim como oportunidades quanto à captação de recursos para projetos e obras com enfoque em recursos hídricos e meio ambiente.

Além disso, explicações sobre a Reunião Ordinária do Conselho de Consorciados, prevista para ocorrer entre o final do mês de fevereiro e início de março, com a eleição do novo presidente do Consórcio PCJ foi esclarecida nesses encontros. Atualmente, a entidade está sendo coordenada pelo Conselho de Transição, que tem como presidente o diretor da Foz do Brasil, Sandro Stroiek. Pelo estatuto do Consórcio, esse conselho tem a missão de conduzir a eleição de um novo presidente, que necessariamente deve ser um prefeito dos 43 municípios associados.

O Consórcio PCJ é uma entidade sem fins lucrativos com uma história de 23 anos de luta por água de qualidade e quantidade nas Bacias PCJ. Nesse tempo, a entidade auxiliou municípios no aumento do índice de tratamento de efluentes, saltando de 3% em 1989 – quando da fundação do Consórcio – para quase 60% em 2012 (média na bacia). O índice de perdas hídricas nos serviços de abastecimentos que passava da casa dos 50%, hoje está em 37%. Foram plantadas 3,7 milhões de mudas de árvores nativas em áreas de matas ciliares dos rios de nossa região. O Consórcio PCJ é referência nacional e internacional na gestão e trato com água.

Assessoria de Comunicação- Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo