Consórcio PCJ realiza visita técnica em reservatórios do Cantareira para análise prévia sobre retificação de seus canais

O Consórcio PCJ realizou no último dia 16 de junho visita técnica em dois dos quatro reservatórios que integram o Sistema Cantareira, o do Atibainha, em Nazaré Paulista (SP), e Cachoeira, em Piracaia (SP), para avaliação preliminar, levantamento de informações para a possível realização de obras de retificação dos canais localizados a jusante dos descarregadores de fundo dos reservatórios, permitindo, assim, mais eficiência nas liberações de água para as Bacias PCJ.
Para participar da visita, o Consórcio PCJ convidou o engenheiro José Roberto Costa, da empresa MACCAFERRI, multinacional italiana líder mundial em soluções de drenagem, contenção de taludes, retificação de cursos d´água e construção de canais. Costa contribuiu com algumas informações técnicas, observações e solicitou a necessidade de levantamento topográfico da região para se obter melhores parâmetros para a elaboração de um orçamento preliminar e possível perfil do canal a ser realizado na região em estudo. Representantes da SABESP, que também foram convidados pelo Consórcio PCJ e participaram da visita, informaram sobre a existência de tais levantamentos topográficos, comprometendo-se a fornecê-los.

Ainda estiveram presentes, o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, o assessor técnico, Flávio Forti Stenico, o membro da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico (CTMH) dos Comitês PCJ, Presidente do Conselho Deliberativo da Agência PCJ e representante da Sanasa Campinas, Paulo Tínel, e o técnico, Vladimir Pastori, também da Sanasa.

A região a jusante do reservatório do Atibainha sofre com problemas de espraiamento das águas liberadas para as Bacias PCJ, pois, o curso d´água local encontra-se numa área de várzea, com baixa declividade e grande sinuosidade. Já a retificação do Cachoeira permitiria liberação de vazões maiores sem causar alagamentos no município de Piracaia.

Retificar um rio, além da mudança geométrica do traçado, significa melhorar as condições de escoamento e estabilidade, possibilitar o rebaixamento da linha d’água das cheias, recuperar o terreno marginal, etc.

Pelo projeto inicialmente idealizado pelo Consórcio PCJ, o modelo de retificação que poderia ser utilizado a jusante das barragens do Cantareira seria o método conhecido como “Colchão Reno®” pelo qual estruturas de gaiolas com pedras revestiriam o fundo do canal e suas margens, garantindo melhor escamento hidráulico e direcionamento das águas provenientes dos reservatórios do Sistema Cantareira às Bacias PCJ. Este sistema, assim como os gabiões, também é muito utilizado para revestir, proteger e estabilizar canais e margens de córregos e rios.

Na visita realizada no último dia 16, os técnicos verificaram que a margem direita do curso d´água a jusante do reservatório do Atibainha possui características que facilitam o procedimento de retificação, visto que possui talude natural adequado e bem definido, permitindo concluir, preliminarmente, que as maiores ações serão executadas na margem esquerda, com a adequação do canal.

O Consórcio PCJ aguarda agora o envio de um orçamento prévio pelo técnico da empresa convidada a participar da visita para dar prosseguimento com ações a fim de viabilizar essa obra. “A retificação dos canais do Sistema Cantareira, permitirão que tanto as Bacias PCJ como a Grande São Paulo saiam ganhando, pois, ao melhorar a eficiência de escoamento da água para as Bacias PCJ, você permite que mais água seja destinada à região, ao mesmo tempo que racionalizamos o uso dos reservatórios, melhorando deste modo, a disponibilidade de água para São Paulo, também”, contextualizou o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz.

Imagem_Retificação_AtibainhaTrajeto de Retificação Canal Atibainha

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo