Consórcio PCJ realiza Seminário de Avaliação da Semana da Água 2011 e formalizará Carta para o Fórum Mundial da Água

02/02/2011

O Consórcio PCJ, através do seu Programa de Educação Ambiental, promove nessa sexta-feira (02) o Seminário de Avaliação Regional da Semana da Água 2011 – Todos por um Mundo Melhor. O evento tem início a partir das 9h, no Teatro Municipal Dona Zenaide, em Jaguariúna – SP, e tem o objetivo de promover atroca de experiências sobre os trabalhos desenvolvidos em cada um dos municípios participantes e discutir sobre as próximas ações do projeto. Durante a ocasião também será formalizado documento a ser enviado para o Fórum Mundial da Água, que acontece em março na cidade de Marsella, na França, sobre a gestão de recursos hídricos e o papel da educação e sensibilização ambiental, intitulado Carta de Jaguariúna.

Nesse ano, o projeto completa 18 anos de existência. Desde 1994, quando foi aplicado o piloto para uma sala de aula de Valinhos/SP, o projeto já envolveu mais de 40 municípios das Bacias PCJ, tendo capacitado diretamente 2 milhões de alunos, através dos cerca de 43.000 educadores participantes. Essa abrangência do projeto só foi possível graças ao trabalho em rede, com trocas de experiências entre os municípios e formação de agentes multiplicadores atuantes em suas comunidades escolares.

O encontro contará com a participação do coral de Piracaia – SP. Em seguida, os municípios paulistas de Jaguariúna, Santa Bárbara d’Oeste e Rio Claro, além da mineira Extrema, farão apresentações. Além disso, serão avaliadas as metodologias e os resultados obtidos em cada cidade com a Semana da Água 2011 e as perspectivas para 2012.

Desde 1994, o projeto Semana da Água capacita todo ano cerca de 160 mil alunos da rede pública e particular dos municípios das Bacias PCJ. O slogan deste ano para a iniciativa foi definido em concurso realizado pelo Programa de Educação Ambiental com as escolas dos municípios participantes. A frase “Todos por um mundo melhor” foi a vencedora, elaborada pelo aluno Rafael dos Santos Pereira e a ilustração de crianças de mãos dadas ao redor do planeta Terra foi idealizada pela aluna Samara de Oliveira Silva, ambos da EMEF Maria Lourdes Perín, de Corumbataí (SP).

Eventos Extremos

“A cada ano procuramos avançar e apresentar assuntos que sejam de grande necessidade para a sociedade, como aconteceu com os eventos extremos nesse ano”, pontua a coordenadora do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ, Andréa Borges.

A inclusão do tema eventos extremos nas capacitações da Semana da Água 2011 não deve ser encarada como mera coincidência. As bacias PCJ sempre tiveram problemas sérios de abastecimento durante a época de estiagens. No entanto, os últimos verões ocasionaram chuvas além das médias históricas, possibilitando inclusive que o Sistema Cantareira atingisse sua capacidade máxima de armazenamento de água.  Nesse sentido, o Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ propôs e trabalhou o assunto com o objetivo de capacitar a comunidade no comportamento a se tomar em situações de enchentes, deslizamentos de terras, grandes períodos de estiagem, etc.

Para o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, a apresentação de novas ideias e iniciativas faz parte da essência projeto. “Em 2010, o tema abordado foi a integração regional. Isso surtiu grandes efeitos positivos e uniu ainda mais os municípios das bacias PCJ em prol dos recursos hídricos. Esse ano, as capacitações demonstraram que precisamos nos preparar para essa nova realidade e isso guiará de forma significativa os rumos que os municípios tomarão em seus planejamentos sobre o tema. Sem dúvida, uma atividade pioneira e importante”, ressalta Lahóz.

As capacitações também foram acompanhadas pelo Grupo de Eventos Extremos, criado este ano pelo Consórcio PCJ para discutir e elaborar propostas visando o gerenciamento e administração com maior eficiência quanto aos efeitos desses acontecimentos na região.

Carta de Jaguariúna

O Fórum Mundial da Água terá como tema “Tempo para Soluções”, destacando a importância da sensibilização ambiental como instrumento imprescindível contra as degradações do Planeta Terra. Pelo destaque do Brasil em tal contexto, seria estratégico estimular a participação do maior número de brasileiros, com ações marcantes, dentro das regras do evento, através de trabalhos técnicos ou até movimentos presenciais de intercâmbio com os demais participantes.

O Consórcio PCJ, em contribuição a participação brasileira nas discussões lançará na próxima sexta-feira (02/12), a Carta de Jaguariúna para o Fórum Mundial da Água – 2012.

 O lançamento ocorrerá durante o Seminário Regional de Avaliação do Programa de Educação Ambiental Voltado a Gestão dos Recursos Hídricos”, Coordenado pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, denominado “Semana da Água”, que será realizado no município de Jaguariúna- SP.

 SERVIÇO

Evento: Seminário de Avaliação da Semana da Água 2011

Data: sexta-feira, 02 de dezembro

Horário: a partir das 9h

 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo