Consórcio PCJ realiza campanha de reflorestamento de matas ciliares em Vargem

 

O Consórcio PCJ promoveu no último dia 06 de maio, na Câmara dos Vereadores do município de Vargem, um encontro com a participação de 19 proprietários rurais da cidade e região como parte da Campanha Regional de Recuperação de Matas Ciliares e Preservação de Nascentes, fruto do convênio entre o Consórcio PCJ e a PETROBRAS – Refinaria de Paulínia – REPLAN, que vem sendo realizada desde fevereiro passado em cidades da sub-bacia do rio Camanducaia.

A campanha consiste na realização de reuniões com proprietários em casas de agricultura e centros rurais, entre outros locais públicos, nas quais os participantes assistem a palestras sobre a importância da mata ciliar para o meio ambiente, a necessidade legal de recuperação das áreas (atendimento à Lei nº 4.771/65 – Código Florestal), e são capacitados sobre métodos de reflorestamento. O objetivo da iniciativa é identificar, selecionar e preparar áreas para plantios no próximo período de chuvas, a partir de outubro.

Durante o encontro, os proprietários rurais, cujas propriedades dispõem de áreas de preservação permanente (APPs), como entorno de nascentes e margens de rios que necessitem de recomposição florestal, tiveram oportunidade de cadastrar-se para receber o projeto de recomposição das áreas, mudas de espécies nativas da mata ciliar, o plantio e a manutenção da área por dois anos. Aqueles que forem contemplados ficarão isentos de qualquer custo relacionado a plantio e manutenção, devendo somente disponibilizar a área para a realização das atividades.

De acordo com Guilherme Valarini, Coordenador do Programa de Proteção aos Mananciais (PPM) do Consórcio PCJ, a conscientização dos proprietários rurais nessa região onde se encontra o município de Vargem é de fundamental importância. “O município de Vargem está localizado em uma área classificada como alta prioridade para produção de água pelo Plano Diretor de Reflorestamento das Bacias PCJ e próximo ao Sistema Cantareira, portanto, recuperar as matas ciliares nessa região de cabeceira, ou seja, onde nascem os rios, terão significativos resultados para os municípios da bacia.”, explicou ele durante a palestra.

Fase final de cadastro dos produtores rurais

O projeto de recuperação da sub-bacia do rio Camanducaia está em sua fase final de cadastro dos produtores rurais que farão parte do programa de reflorestamento. No segundo semestre deste ano serão apresentadas as áreas para recuperação. A partir disso, será dado início efetivamente ao plantio de mudas.

O PPM já plantou/doou mais de 3 milhões de mudas em 19 anos de atuação na bacia PCJ. Vale ressaltar que o objetivo da entidade não é exclusivamente o plantio físico de mudas, mas sim o de fomentar modelos preservacionistas, buscando a implantação de uma cultura regional de proteção aos mananciais.

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo